Ricardo Galvão assume vaga deixada por Boulos na Câmara

Ricardo Galvão assume. Ex-Inpe confirma posse na Câmara após Boulos virar ministro; suplente da federação PSOL/Rede deixa o CNPq. Leia os detalhes.

Escrito por: Pedro Boaventura2 min de leitura
Texto_do_seu_paragrafo_-_2025-10-21T084113.129-236768

Ricardo Galvão (Rede) confirmou que vai assumir a vaga deixada por Guilherme Boulos (PSOL) na Câmara dos Deputados, após a nomeação do parlamentar para a Secretaria-Geral da Presidência. O físico, ex-diretor do Inpe e primeiro suplente da federação PSOL/Rede por São Paulo, decidiu deixar a presidência do CNPq para tomar posse como deputado federal; a data será definida pela Mesa Diretora da Câmara.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Recentemente, Ricardo havia afirmado que não sabia se iria assumir a vaga deixada por Boulos. Galvão foi candidato a deputado federal em 2022 pela Rede Sustentabilidade e ficou na primeira suplência da federação com o PSOL.

Com a licença de Boulos (PSOL) para o cargo no governo federal, a cadeira passa ao suplente. O pesquisador confirmou que aceitou o convite após conversa com Boulos (PSOL) e com a ministra Marina Silva (Rede).

A movimentação mantém a representação da federação PSOL/Rede na bancada paulista. Ex-diretor do Inpe, Galvão ganhou projeção nacional em 2019 e, no atual governo, chefiou o CNPq até decidir assumir o mandato parlamentar. A posse ocorrerá em Brasília e, até lá, os trâmites administrativos de desligamento do CNPq serão formalizados pela autarquia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Posts Relacionados