A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (22), das 13h às 20h, um grande evento no Largo São Benedito, na região central, em celebração ao Mês da Consciência Negra. A programação especial integra as ações em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e conta com apoio do Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O público poderá acompanhar uma programação diversa, com apresentações musicais e culturais, como samba, hip-hop e DJs, além de danças afro-brasileiras — incluindo capoeira, samba rock e charme. O evento também terá desfile de moda afro e ala show de bateria, reforçando a representatividade e o protagonismo da cultura negra no município.
Consciência, memória e valorização
A iniciativa busca promover reflexão sobre o combate ao racismo e a valorização da identidade e das contribuições da população negra para a construção do país. Ao longo de novembro, diversas ações ocorrem pela cidade para ampliar o debate sobre igualdade racial, memória e diversidade — e outras atividades estão programadas para dezembro.
A Prefeitura mantém ações contínuas de promoção da igualdade racial. Somente em 2024, cerca de 50 mil pessoas participaram de palestras, seminários, oficinas e rodas de conversa. Entre as políticas públicas implementadas está o Centro de Referência Afro-Brasileira, criado em 2021, que funciona na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.
Em maio deste ano, o município realizou a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, reforçando a participação social na construção de políticas públicas voltadas para populações negra, quilombola, cigana e comunidades tradicionais de matriz africana.
Programação deste sábado (22)
12h – DJ Evangelista
13h – Roda de capoeira com mestre Pantera
14h – Samba Rock Dancers, com professor Carlos Sagat
15h15 – Pronunciamento de autoridades
15h20 – Hip-hop com Síndrome Crew + oficinas de trança e turbante
16h – Desfile de moda afro com Nega Simpatia e WR Modelos
18h – Banda Pagodeé e Ala Show Batuque da Responsa
Outras atividades do mês
Segunda (24)
Roda de capoeira e conversa com famílias atendidas pelo Creas – Parque da Cidade
Terça (25)
Aulas de Letramento Racial para servidores – Paço Municipal
Atividades em dezembro – Samba na Praça
7 de dezembro, às 14h – Praça Diamante, Jardim São José
14 de dezembro, às 14h – Poliesportivo Campo dos Alemães
A programação completa reforça o compromisso do município com a valorização da cultura afro-brasileira e com a promoção da igualdade racial ao longo de todo o ano.
Réveillon em Ubatuba: dicas de como aproveitar a virada do ano
Cidade tem festas, gastronomia, trilhas, eventos culturais e passeios exclusivos
Reservatório da Sabesp em São José é alvo de furto e vandalismo
Ação criminosa pode impactar abastecimento na região sul
Mexicana vence o Miss Universo
Ganhadora se envolveu em polêmica ao insultar o organizador do concurso
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.