Sindicato reivindica acordos para Avibras ao Ministro da Defesa

Entidade elege nova diretoria nesta semana

Escrito por: Meon Redação4 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região apresentou ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reivindicações que incluem a estatização da Avibras Indústria Aeroespacial e medidas que levariam à regularização salarial dos trabalhadores da fábrica, com sede em Jacareí.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Dirigentes do Sindicato e o ministro reuniram-se na tarde desta terça-feira (20), em Brasília.

Apesar de ser a principal fabricante de material bélico pesado do país, a Avibras está em recuperação judicial e acumula dez meses de salários atrasados. Há mais de um ano, os trabalhadores estão em greve. O pedido de recuperação foi homologado pela 2ª vara cível de Jacareí, nessa segunda-feira (19).

No encontro com o ministro, o Sindicato reivindicou que o Governo Federal antecipe o pagamento referente aos contratos para fornecimento de foguetes Skyfire 70mm e de munições para o sistema de foguetes de artilharia Astros. A antecipação seria usada para a regularização dos salários.

Múcio Monteiro se comprometeu a avaliar os pedidos do Sindicato e agendar uma nova reunião.

Antes do encontro com o ministro, os dirigentes sindicais foram recebidos pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT) e assessores de deputados do PSOL.

Estatização

O Sindicato também defendeu a estatização da Avibras, como forma de mantê-la em operação e dar continuidade às atividades estratégicas para o país. De suas fábricas, saem armamentos como mísseis, lançadores de foguetes e bombas inteligentes, além de insumos para combustível sólido.

A capacidade tecnológica da empresa está atraindo a atenção de investidores estrangeiros. O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, ressaltou ao ministro que a entrega da empresa para capital externo pode levar à perda de conhecimento e de tecnologia para outros países.

A importância da empresa está estampada inclusive na revista A Defesa, editada pelo Ministério, edição de dezembro de 2023. No balanço anual de geração de empregos, consta que o sistema Astros gerou mais de 10 mil empregos diretos e indiretos no ano passado.

Assembleia

O Sindicato vai realizar uma assembleia com os trabalhadores da Avibras, nesta quinta-feira (22), às 8h, para discutir sobre as consequências da homologação do plano de recuperação judicial da empresa. A assembleia será no Sindicato dos Químicos de São José dos Campos (Praça Carlos Maldonado Campoy).

“Hoje foi mais um dia de luta em defesa dos trabalhadores da Avibras. Esta é uma luta longa e difícil e que permanecerá enquanto cada um dos funcionários da empresa não receber seus direitos. Vamos continuar pressionando o Governo Federal para que tome as medidas necessárias”, afirma o presidente Weller Gonçalves.

Metalúrgicos vão às urnas esta semana para eleger diretoria do Sindicato

A categoria metalúrgica vai às urnas nesta quinta (22) e sexta-feira (23) para eleger a diretoria que ficará à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região no período de 2024 e 2027.

Este ano, o pleito terá chapa única, inscrita pela CSP-Conlutas. O atual presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, é candidato à reeleição e trabalhador da JC Hitachi. O vice Valmir Mariano, que divide chapa com Weller, trabalha na General Motors.

O Sindicato representa cerca de 32 mil metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Entre as fábricas do setor na região estão General Motors, Embraer, Avibras, Gerdau, Johnson Controls Hitachi e Panasonic.

A votação será feita nas fábricas, com urnas fixas e itinerantes, e no Sindicato (sede e subsedes).

A apuração acontecerá no dia 23, logo após o encerramento da votação, no salão dos Vicentinos (Arraiá do Frederico), na Rua Sebastião Húmel, 728, Centro de São José dos Campos.

Todo o processo eleitoral está sendo organizado por uma comissão eleita em assembleia dos trabalhadores.

Tags:destaquemancheterotativoSão José dos CamposPublicado em: