Vereadores de Caçapava aprovam caixas eletrônicos para cadeirantes

Os vereadores de Caçapava aprovaram um projeto de lei que prevê a instalação de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes nas agências bancárias da cidade. Na mesma sessão, realizada em 5 de agosto, também foi aprovada proposta que torna obrigatória a disponibilidade de cadeira de rodas em edifícios comerciais e supermercados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.

Escrito por: Rodrigo Ribeiro2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Caixa eletrônico adaptado (Divulgação/Câmara de Votuporanga)

Modelo de caixa eletrônico adaptado já disponível no mercado

Divulgação/Câmara de Votuporanga

Os vereadores de Caçapava aprovaram um projeto de lei que prevê a instalação de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes nas agências bancárias da cidade. Na mesma sessão, realizada em 5 de agosto, também foi aprovada proposta que torna obrigatória a disponibilidade de cadeira de rodas em edifícios comerciais e supermercados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.

O projeto de adaptação dos caixas eletrônicos é de autoria do vereador Reginaldo Sena (PROS) e determina que todas as agências bancárias que possuem áreas de caixas eletrônicos para auto-atendimento disponibilizem aos clientes pelo menos um terminal com tela e teclado em altura reduzida para atender usuários de cadeiras de rodas.

“Situações simples como ir ao caixa rápido para efetuar um saque, pagamento de uma conta e outros acabam sendo ações impossíveis para alguns cidadãos, pois os equipamentos estão sendo instalados de forma a promover a exclusão de pessoas com deficiência, o que é totalmente contrário ao real objetivo da lei que trata da acessibilidade”, diz.

O segundo projeto aprovado torna obrigatória a disponibilidade de cadeira de rodas em edifícios comerciais, supermercados e similares para atender pessoas portadoras de necessidades especiais e àqueles com imobilidade momentânea.

O projeto é de autoria dos vereadores Arnaldo Neto (PSC), Neguinho da ABC (PSC) e Milton Garcez Gandra (PTN) e determina a disponibilização gratuita de pelo menos uma cadeira de rodas por estabelecimento comercial. Em Caçapava, alguns supermercados já disponibilizam os equipamentos.

Os dois projetos foram encaminhados para a sanção e promulgação do prefeito Henrique Rinco (PSDB) e, se tornar lei, as agências bancárias e os estabelecimentos terão um prazo de 90 dias para se adequarem. A prefeitura não possui o número de cadeirantes na cidade.

Plataforma elevatória
Também no dia 5 de agosto, na Câmara de São José dos Campos, foi inaugurada uma plataforma elevatória na tribuna do plenário Mário Scholz. O projeto é para atender o vereador Willis (PROS), que é cadeirante e preside a Comissão dos Idosos e Pessoas com Deficiência.

O sistema, automatizado, permite que o cadeirante seja elevado ao nível do púlpito, que mede aproximadamente 1,40 metro. “É mais um passo para que possamos, como todos, caminhar”, disse Willis, que fez o uso da palavra no púlpito pela primeira vez. Antes, a fazia de um microfone no plenário.

Publicado em:

Posts Relacionados