Virada vai homenagear a Jovem Guarda
A Virada Cultural 2015, que será realizada dias 20 e 21 de junho, um final de semana, começou a divulgar sua programação em conta-gotas. Depois de anunciar que Portugal será o primeiro país homenageado desde a criação do evento, a organização informou na tarde desta terça-feira, 2, que vai reservar o palco da Avenida São João para fazer uma…

A Virada Cultural 2015, que será realizada dias 20 e 21 de junho, um final de semana, começou a divulgar sua programação em conta-gotas. Depois de anunciar que Portugal será o primeiro país homenageado desde a criação do evento, a organização informou na tarde desta terça-feira, 2, que vai reservar o palco da Avenida São João para fazer uma programação voltada à Jovem Guarda.
A homenagem será feita no ano em que o movimento da Jovem Guarda, inaugurado há 50 anos com a estreia do Programa Jovem Guarda, na antiga TV Record, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderlea. Serão 24 horas de shows, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura. A abertura será feita por Jerry Adriani (no sábado, dia 20, às 18h). Seu repertório romântico terá canções como Doce, Doce Amor e Querida.
Sem se apresentarem juntos há mais de 10 anos, Leno e Lilian farão o retorno no mesmo palco. Vão cantar Pobre Menina e Devolva-me. Outros já confirmados são o grupo Golden Boys; o cantor Paulo Cesar Barros, da banda Renato e Seus Blue Caps; Ronald, da dupla Os Vips; e os roqueiros da banda Os Incríveis. Paulo Cesar Barros vai levar no repertório as músicas Não te Esquecerei e Tudo o Que sonhei, além de fazer versões para músicas dos Beatles e The Mamas and the Papas. Os Golden Boys, um quarteto de origem inspirada no grupo vocal norte-americano The Platters, deve cantar o clássico Only You, além da conhecida Alguém na Multidão.
As cantoras Martinha e Vanusa vão dividir o palco no mesmo dia 20. E, das atração mais aguardadas já no domingo, virão dois dos apresentadores do seminal Jovem Guarda, Wanderlea e Erasmo Carlos. Wanderlea estará acompanhada por um quarteto liderado pelo guitarrista Lalo Califórnia. Não devem faltar em sua apresentação canções de época como Prova de Fogo, Ternura e Pare o Casamento, além de músicas do DVD do show Maravilhosa. E Erasmo Carlos vai também mesclar seu repertório de anos 60 com músicas que lançou em seu disco mais novo, de 2014, Gigante Gentil.
Formato
O modelo da Virada pode sofrer alterações. Em recente entrevista ao Estado, o prefeito Fernando Haddad reconheceu que a violência que sempre aumenta em um determinado período da madrugada pode fazer com que, entre 2h e 5h da manhã, haja menos shows em alguns palcos abertos do centro. Ele afirmou, no entanto, que desistir da Virada agora seria jogar a toalha depois de garantir uma data importante no calendário do paulistano.
Os curadores de 2015 foram anunciados no início do mês passado. A lista de 16 nomes inclui o chef de cozinha Alex Atala, o produtor e roteirista do programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura, Aloísio Milani; a cantora Cida Moreira; o diretor do Centro Cultural São Paulo, Pena Schmidt; e Martinho Lutero, maestro do Coral Paulistano.
Com relação ao homenageado Portugal, uma ação intitulada Experimenta Portugal, parceria entre o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, quer celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Os visitantes do Parque do Ibirapuera e do Pavilhão de Cultura Brasileira poderão experimentar a diversidade da cultura lusitana com atrações ligadas a gastronomia, vinhos, cinema, literatura e música. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
