Walter Delgatti é transferido do “presídio dos famosos” de Tremembé

Hacker foi para Penitenciária II de Potim

Escrito por: Rubens Baracho2 min de leitura
png

O hacker Walter Delgatti Neto, condenado por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi transferido do complexo prisional de Tremembé, conhecido como o “presídio dos famosos”, para a Penitenciária II de Potim. As duas unidades ficam no Vale do Paraíba.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A transferência ocorreu ainda no mês de dezembro, por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Até então, Delgatti estava custodiado em Tremembé, onde costumam ficar presos de grande repercussão nacional.

Walter Delgatti cumpre pena em regime fechado após ter sido condenado a oito anos e três meses de prisão por invadir o sistema do CNJ e, a mando da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), inserir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento chegou a constar no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Também em dezembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou parecer favorável à progressão de regime do hacker, do fechado para o semiaberto. A defesa aguarda decisão da Justiça sobre o pedido.

Além dessa condenação, Delgatti foi sentenciado em 2024 a 10 meses de prisão pelo crime de calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O processo teve origem em declarações feitas pelo hacker durante depoimento à CPI do 8 de Janeiro, quando acusou Bolsonaro de envolvimento em suposto grampo contra o ministro Alexandre de Moraes — afirmação considerada falsa pela Justiça.

Delgatti também responde por acusações de ter hackeado autoridades públicas no âmbito da antiga Operação Lava Jato. Nesse caso, a pena estipulada foi de 20 anos de prisão, mas ele responde em liberdade, já que ainda há recursos pendentes de análise na Justiça Federal em Brasília.