Litoral Norte tem 25 praias impróprias para banho no feriado de Aparecida

Boletim da Cetesb foi atualizado nesta quinta-feira (8) e aponta restrições em praias de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião

Escrito por: Rubens Baracho2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

Quem pretende aproveitar o feriado de Nossa Senhora Aparecida nas praias do Litoral Norte de São Paulo deve ficar atento às condições da água. Segundo o boletim de balneabilidade divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira (8), 25 praias da região estão impróprias para banho.

A lista inclui pontos em Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. Em todo o litoral paulista, são 86 praias com restrições, sendo 25 no Litoral Norte e 61 no Litoral Sul.

A classificação é atualizada semanalmente com base em análises da qualidade da água. O monitoramento considera amostras coletadas durante cinco semanas consecutivas e verifica a presença de bactérias que indicam contaminação fecal.

Praias impróprias no Litoral Norte

Confira os locais apontados no boletim da Cetesb:

Caraguatatuba

  • Martim de Sá
  • Prainha
  • Centro
  • Indaiá

Ilhabela

  • Armação
  • Sino
  • Itaquanduba
  • Feiticeira

São Sebastião

  • Prainha
  • São Francisco
  • Arrastão
  • Pontal da Cruz
  • Deserta
  • Porto Grande
  • Preta do Norte
  • Toque-Toque Pequeno
  • Boraceia – Norte
  • Boraceia – Rua Cubatão

Ubatuba

  • Lagoa Prumirim
  • Rio Itamambuca
  • Itaguá
  • Enseada
  • Perequê-Mirim
  • Lázaro
  • Sapé

Como é feita a classificação?

A Cetesb avalia a qualidade da água com base em critérios definidos pela legislação ambiental. Nas praias marinhas, a presença de enterococos acima dos limites estabelecidos é um dos indicadores utilizados para classificar o local como impróprio para banho.

A classificação também pode ser influenciada por situações como derramamento de óleo, floração de algas potencialmente tóxicas e surtos de doenças relacionadas à água.

Antes de entrar no mar durante o feriado, a recomendação é consultar a atualização mais recente do boletim de balneabilidade da Cetesb, já que as condições podem mudar de uma semana para outra.

Tags:cetesbLitoral Nortepraias impropriasPublicado em: