Por Jogando Juntos Em Regional

Ex-zagueiro de história no São José dos anos 80 recebe homenagem

Walter Passarinho recebe medalha de mérito esportivo na Câmara

O ex-zagueiro Walter Passarinho, de história no São José Esporte Clube e radicado na cidade, será homenageado nesta sexta-feira. Às 19h, na Câmara Municipal, receberá a Medalha Mérito Esportivo “Ubiratan Pereira Maciel”, a do renomado e saudoso Bira, do basquete.

Em 1979, quando o São José montou um elenco forte para disputar a Divisão Intermediária (atual Série A-2), Walter Passarinho, então com 28 anos, veio exibindo as credenciais de um zagueiro experiente e de boas campanhas em times do Grande ABC, como o extinto Aliança de São Bernardo do Campo.

A diretoria joseense ainda contratou os zagueiros Darcy e Ademir Gonçalves, que por terem vindo do Corinthians, inicialmente ganharam a preferência também pelo entrosamento das temporadas corintianas.

Zagueiro de imposição física e eficiência nos desarmes, Walter Passarinho era o reserva imediato da dupla titular. Como sabia atuar pelos dois lados, mantinha o nível ao entrar e em determinadas ocasiões ganhou o direito de permanecer como titular. Assim, também era uma “sombra” que mantinha Darcy e Ademir ligados.

Na reta final da Divisão Intermediária de 80, quando o São José foi campeão e conquistou o tão desejado primeiro acesso à elite do Campeonato Paulista, o técnico Henrique Passos deslocou Darcy à lateral direita e colocou Walter ao lado de Ademir Gonçalves. O lateral-direito titular era o renomado Fidélis, já encerrando a carreira e o outro especialista da posição, o eficiente Julião, sem a mesma experiência.

Em 81, para ter um time ainda mais forte na divisão de elite, o São José contratou o zagueiro Beto Fuscão, vindo do Palmeiras e ex-Grêmio e Seleção Brasileira. A defesa continuou forte e respeitada pelos concorrentes.

Gol histórico

Darcy saiu em 82, levado pelo Guarani e Walter Passarinho, Ademir Gonçalves e Beto Fuscão continuaram sustentando as duas posições centrais da defesa. Em uma vitória sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no estádio Martins Pereira, Walter foi um dos destaques. Ele também fez o gol aproveitando um escanteio cobrado da esquerda e subindo junto com o renomado zagueiro palmeirense Luís Pereira. Ganhou no alto e mandou uma cabeçada indefensável para o goleiro João Marcos.

No final da temporada, Walter e Ademir encerraram a carreira e Deda, vindo do Palmeiras, passou a ser o parceiro de Beto Fuscão. A dupla de 83 não teve o mesmo êxito e o campeonato terminou com o primeiro rebaixamento.

Em 2005, o filho de Walter Passarinho tentou engrenar na carreira de profissional. Valter Júnior passou uma temporada no São José, mas o ano foi ruim também para outros jogadores. O time joseense havia sido rebaixado à Série A-3 em 2004 e mesmo com uma campanha interessante pelos investimentos modestos, foi voltar à Série A-2 somente com o acesso do ano seguinte, 2006.

ct_089

Na foto (Museu do Esporte de São José dos Campos), uma das formações do São José na reta decisiva da Intermediária de 80 e com os jogos no Pacaembu: Darcy, Ademir Mello, Walter Passarinho, Ademir Gonçalves, Nelsinho e Tonho; Edinho, Tata, Tião Marino, Esquerdinha e Nenê.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.