12/01/2024

Adaptação do novo pet à nova casa


A decisão de ter um pet em casa deve ser muito bem pensada. Devemos avaliar nossas condições financeiras, se todos os familiares aceitam e estão dispostos a ajudar nos afazeres diários, se estamos prontos para cuidar e amar um animalzinho de estimação.

Depois da decisão tomada, é hora de pensar na adaptação do animal à nova casa. Imagine o mix de emoções: você é separado de seus pais, é afastado do local onde você está acostumado, passa a morar com pessoas que você nunca viu antes em um local totalmente desconhecido. Isso pode assustar, não é?

Por isso, devemos preparar nossa casa e tudo que será necessário à adaptação deste novo animal. Primeiramente, devemos pensar em uma caminha confortável, aquela que será utilizada – pelo menos – nos próximos meses. Brinquedos, potes de água e comida, toalha, itens de higiene, etc. Além disso, já devemos determinar onde o pet vai fazer as necessidades, em quais locais ele terá acesso com segurança e a rotina que será estabelecida desde já.

Lembre-se: animais de estimação são extremamente inteligentes, aprendem rápido e devem ser ensinados desde pequenos. Se você mudar a ordem das coisas, não souber determinar os locais adequados e ficar mudando de ideia a todo momento, você irá confundir este animal e atrasar o aprendizado.

Outro ponto importante é verificar se a casa está apta para receber o animalzinho com segurança. Acesso a áreas externas e escadas, por exemplo, devem ser monitoradas. Dê preferência para receber o pet em períodos que você possa ficar em casa e acompanhá-lo nos primeiros dias.

Além disso, você deve procurar um médico veterinário que irá acompanhar vocês desde a chegada do novo animal. Este profissional vai te auxiliar, te orientar e te guiar nas dúvidas que surgem no dia a dia. É necessário confiar no veterinário e seguir as recomendações, de forma a garantir a saúde e bem-estar do seu pet. A vacinação também é fundamental nos primeiros meses de vida.

E o mais importante de tudo: dê muita atenção, carinho e amor nos primeiros dias de contato. As emoções serão a ponte de conexão entre você e seu pet durante toda vida. Faça a sua parte para garantir que esta relação comece de forma calorosa e saudável.

Meu Mundo é Pet... e o seu?


Meu Mundo Pet

Ana Laura Costa - 

Apaixonada por pets

Taubateana

Jornalista

Entre em contato comigo! Instagram: @analauracostajornalista

Edições Anteriores
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.