Por Leonardo Gonzaga Em RMVale

Forças Armadas escoltam cargas de abastecimento da Revap na região

Soldados estão encarregados de ajudar no reabastecimento de serviços públicos e refinaria

Soldados do Exército Brasileiro seguem de prontidão (Divulgação)

Forças Armadas estão atuando em toda RMVale

Divulgação

A 12ª Brigada de Infantaria Leve, responsável pelos soldados das Forças Armadas que estão atuando na paralisação dos caminhoneiros durante este sábado (26) em toda RMVale, trabalhou na escolta de caminhões de abastecimento da Revap (Refinaria do Vale do Paraíba) e de serviços públicos, como o transporte de combustível para unidades da Polícia Militar da região.

De acordo com uma nota divulgada pela 12ª, as tropas da Brigada Aeromóvel atuaram na escola de comboios carregados com Nitrogênio Líquido, que seria essencial para o funcionamento seguro da planta. Além disso, o exército foi orientado a dar assistência na retirada de todo o Coque e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) que estava armazenado na Revap, que estaria ocupando toda a capacidade de estocagem da refinaria e comprometendo a produção.

As Tropas Aeromóveis usaram caminhões cisternas de combustíveis das próprias forças armadas para realizar o transporte de combustível para as unidades da PM da região. Segundo a nota divulgada pela 12ª Brigada, o foco da ação foi para o "reestabelecimento do abastecimento de itens básicos (combustível, alimentos, medicamentos e produtos essenciais) para a população e na normalização do transporte público nos diversos modais".

Ainda no informe, as Forças Armadas explicam que "neste momento de crise, em que pese os direitos das classes sociais reivindicantes, plenamente respeitadas por nossa Instituição, é fundamental o entendimento da gravidade da situação e a cooperação das partes envolvidas e da sociedade, a fim de evitar mais prejuízos à sociedade em geral, de forma a prevalecer o bem-estar social sobre os interesses pontuais de categorias".

Questionada pelo Meon sobre a atuação das Forças Armadas para retirar os caminhoneiros da paralisação, a 12ª Brigada afirma que esse tipo de atitude não foi cogitada pelo exército regional.

Veja a nota da 12ª Brigada de Infantaria Leve da RMVale:

Ao longo do dia 26 de maio, as tropas da 12ª Brigada Infantaria Leve (Aeromóvel), em conformidade com o que prescreve o Decreto Presidencial nº 9.382, de 25 de maio de 2018, realizaram a avaliação das estruturas críticas localizadas no Vale do Paraíba, e o acompanhamento dos pontos de reuniões de manifestantes ao longo das rodovias, com emprego de Aeronaves do Comando de Aviação do Exército. Foram empregadas as tropas da Brigada Aeromóvel na escolta de comboios de caminhões carregados de Nitrogênio Líquido para abastecer a Refinaria do Vale do Paraíba (REVAP), essencial para o funcionamento seguro daquela Planta. Também foram realizadas escoltas de comboios de caminhões para a retirada de todo o Coque e do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) produzido e armazenado na REVAP, desde o início da paralização, os quais encontravam-se ocupando toda a capacidade de estocagem da refinaria comprometendo a produção e a segurança da Instalação. Além das escoltas de comboios, as Tropas Aeromóveis, com o emprego de Caminhões Cisternas de Combustíveis próprios, realizaram o transporte de combustível para o abastecimento das Unidades da Polícia Militar, em diversas localidades da Região do Vale do Paraíba. Essas ações foram realizadas em coordenação com as Forças de Segurança Federais e Estaduais, buscando a solução da crise sem a geração de conflitos, com foco no reestabelecimento do abastecimento de itens básicos (combustível, alimentos, medicamentos e produtos essenciais) para a população e na normalização do transporte público nos diversos modais. Neste momento de crise, em que pese os direitos das classes sociais reivindicantes, plenamente respeitadas por nossa Instituição, é fundamental o entendimento da gravidade da situação e a cooperação das partes envolvidas e da sociedade, a fim de evitar mais prejuízos à sociedade em geral, de forma a prevalecer o bem-estar social sobre os interesses pontuais de categorias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leonardo Gonzaga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.