Crônicas e cia

Coluna de Felipe Cury e a Quaresma

Destaque também para a Campanha da Fraternidade 2024

Escrito por Meon

23 FEV 2024 - 17H32

Reprodução

OBA! CHEGOU A QUARESMA (Que MARAVILHA !!!)

O PENSAMENTO: – “O amigo certo se reconhece numa situação incerta.” – Cícero

O FATO: – Quando eu era criança, lá em Soledade, incutiram na minha cabeça ingênua e pura, que a QUARESMA era um castigo terrível e que o pecado, por mais inocente que fosse, seria o passaporte cruel para o inferno. Esse “tabu” ou “mito” perdurou, até que a verdadeira fé cristã corrigiu as coisas. A Quaresma vai se tornando um fato novo: não de amargura, mas de santa meditação sobre o meu interior. Não é um período de dor e sofrimento, mas de felicidade e alegria de me tornar mais íntimo de Deus.

Ensina-nos o Frei Rinaldo, da Igrejinha do Aquarius, que é o tempo de olhar para dentro de si e se perguntar: como eu me avalio como cristão, filho de Deus...? Como estou amando as pessoas? Como me relaciono com Deus? Como está minha oração? O que sou capaz de renunciar? Como está a prática do perdão na minha vida? Que nota eu me dou como cristão? Quantas perguntas não? Quaresma é isso mesmo! Um olhar para dentro de si...para o mundo, para as pessoas e para Deus...”

O tema da Campanha da Fraternidade de 2024 é de uma beleza incrível:

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL O tema AMIGOS tem ocupado uma parte sublime de minha vida. Eu já não posso viver sem eles. Nós somos todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Vivamos, intensamente, a amizade social e a fraternidade para construirmos pontes e extirpar todo o ódio, particularmente o de divisões políticas-partidárias, que tanto dano fazem para a convivência com o diferente e a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna! Estamos saindo de um Carnaval maravilhoso: músicas inesquecíveis e momentos que, em breve, farão parte do acervo dos nossos sentimentos.

Vi crianças fantasiadas, alegres e felizes; jovens se apaixonando e idosos, dando continuidade à vida. E, a QUARESMA é o prolongamento disso tudo. Ao iniciar a Quaresma somos convidados a refletir sobre nossa fragilidade, a buscar a misericórdia divina e a cultivar uma espiritualidade autêntica.

Que este tempo sagrado nos conduza a uma renovação interior, preparando-nos para celebrar a vitória da vida sobre a morte na ressurreição de Cristo. E, sejamos mais AMIGOS dos nossos AMIGOS. Isso é a verdadeira FRATERNIDADE.

COLUNISTA

Felipe Antônio Cury, mineiro de Três Corações, reside há mais de 60 anos em São José dos Campos.

Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.

Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.