Cada coleira, uma função.

Atualmente, existe uma infinidade de opções de coleiras e guias. Mas afinal, essa variedade é somente fruto do capitalismo – como alguns podem imaginar - ou os modelos desempenham funções diferentes?

A resposta é simples! Sim, cada modelo tem um objetivo mais adequado para uso.

Primeiro, vamos diferenciar coleira de guia. As coleiras são os objetos que ficam em contato direto com seu animal, ou seja, em volta do pescoço ou do peito. Já a guia é o “fio” responsável pela condução do pet.

Para escolher a coleira ideal para seu animal de estimação, você deve, primeiramente, pensar qual a finalidade dela. Por isso, é comum que os tutores acabem adquirindo mais de um modelo. Mas não precisa exagerar, hein?

As coleiras comuns, que ficam no pescoço do animal, são chamadas de coleira plana. Esta, geralmente, é a primeira escolha do tutor. É utilizada em passeios e nos animais que não costumam puxar a guia.

A coleira peitoral é muito confortável e gera menos impacto no animal. A mais comum é utilizada em animais tranquilos, que não puxam durante o passeio. Depois, há o modelo antipuxão. Ela pode ser usada em animais de qualquer tamanho e que ainda puxam a guia durante o passeio. O engate fica localizado na parte frontal da coleira, por isso, caso o animal puxe, ele acaba girando para o lado, desencorajando o mau comportamento.

O peitoral em H, além de ser utilizado em passeios comuns, é o modelo mais adequado para levar o seu animal dentro do carro. Isso porque, além da regulagem no pescoço e no tórax, a coleira tem um engate para cinto de segurança. Neste caso, você pode fazer o encaixe no carro e garantir a segurança do pet durante todo trajeto.

Vale lembrar que todos os animais devem utilizar cinto de segurança, assim como nós, seres humanos. Em caso de um acidente, por exemplo, é necessário garantir que o pet esteja seguro.

Transportar animais soltos no veículo, à esquerda do motorista e entre pernas e braços é uma infração prevista no art. 252 do Código Brasileiro de Trânsito. São 4 pontos na carteira do motorista e uma multa de R$ 130,16.

Sobre as guias, é necessário observar quantos quilos ela suporta. É comum vermos alguns tutores utilizando guias menores e mais finas do que deveriam. No momento da compra, vale a pena perguntar ao vendedor ou consultar a etiqueta do produto!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber de outros modelos de guia?

Manda a sua dúvida pro @portalmeon ou @analauracostajornalista!

O Meu Mundo é Pet... e o seu?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.