A mais recente produção do streaming Prime Video, a série “Tremembé”, foi lançada no dia 31 de outubro de 2025 e rapidamente passou a repercutir nas redes sociais.
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Sobre o que se trata
A obra mergulha no universo dos detentos de um dos presídios mais conhecidos do país — localizado em Tremembé (SP) — e narra as histórias de alguns dos criminosos mais emblemáticos do Brasil, como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Daniel Cravinhos.
Baseada nos livros do jornalista Ullisses Campbell — “Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido” e “Suzane: assassina e manipuladora” — a série conta com o próprio Campbell entre os roteiristas. ([CNN Brasil][1])
Verdade vs. ficção
A produção fez uso da versão oficial dos casos — ou seja, das sentenças e denúncias do Ministério Público — e não retrata versões de defesa ou teses alternativas dos acusados.
Por outro lado, há elementos dramatizados: embora muitos fatos sejam reais, a forma como são apresentados (como diálogos, algumas sequências ou a ordem dos eventos) foi adaptada para o formato de série. Por exemplo, a forma como algumas personagens se conheceram é fictícia.
Dados e bastidores
- A primeira temporada é composta por cinco episódios, com duração aproximada de 4 horas e 13 minutos.
- A atriz Marina Ruy Barbosa interpreta Suzane von Richthofen, e Carol Garcia vive Elize Matsunaga. Em bastidores, a equipe destaca o respeito à complexidade dos personagens e temas envolvidos. ([CNN Brasil][1])
Repercussão
A série já gerou resposta dos personagens retratados: Cristian Cravinhos, por exemplo, publicou nas redes sociais que a produção é “mentira… tudo pelo ibope”.
Por que vale o destaque
A escolha pelo viés dos crimes reais e por personagens de grande repercussão confere à série apelo imediato ao público interessado por histórias de true-crime.
O ambiente prisional, o pós-crime e o retorno social dos condenados são temas que menos aparecem em séries brasileiras, o que permite “Tremembé” ocupar um espaço diferenciado.
O fato de se basear em casos reais exige cuidados éticos e de representação — o que torna a produção mais complexa e potencialmente relevante para debates sobre justiça, reabilitação e mídia.
Veredicto
“Tremembé” traz uma proposta forte, provocadora e que combina factualidade com dramatização. Para quem se interessa por true crime e por produções que exploram o crime brasileiro desde dentro, vale a conferida — com atenção, no entanto, para a distinção entre o que é registro fiel e o que é adaptação artística.
Se quiser, posso buscar críticas especializadas, comparações com outras séries de true crime brasileiras ou uma análise mais profunda dos impactos culturais dessa produção. Você gostaria disso?
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