Caio Bonfim, de 34 anos, fez história ao vencer os 20 km da marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, com o tempo de 1h18min35s, garantindo o primeiro título mundial da carreira nessa distância.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Essa vitória veio apenas uma semana depois de Bonfim ter sido medalha de prata nos 35 km, no mesmo mundial. Com esse ouro, ele se tornou o brasileiro com mais medalhas em Campeonatos Mundiais de Atletismo (quatro): bronze em 2017 e 2023 nos 20 km, prata nos 35 km em Tóquio, e agora o ouro nos 20 km.
A prova teve reviravolta decisiva quando o japonês Toshikazu Yamanishi, favorito e recordista mundial, foi penalizado perto do fim por cometer faltas de “flutuação” (perda de contato com o solo). A punição o tirou da disputa pelo pódio, abrindo caminho para Bonfim assumir a liderança nos últimos quilômetros.
O pódio ficou assim: ouro para Caio Bonfim (Brasil), seguido de Wang Zhaozhao (China) com prata, e Paul McGrath (Espanha) com bronze.
Entre os brasileiros, Matheus Corrêa ficou em 17º lugar, com 1h21min04s, e Max Batista em 42º com 1h27min34s.
Bonfim descreveu a prova como uma combinação de estratégia, paciência e resistência. Ele saiu dos primeiros quilômetros num ritmo mais cauteloso, subiu posições gradualmente, e acelerou nos últimos 2 km para garantir a vitória.
Essa conquista não é só pessoal: marca um momento histórico para o atletismo brasileiro, reafirmando a força do País na marcha atlética em Mundiais.
SJC: Trânsito terá Interdições para maratona no domingo (21)
Confira locais e horários de vias interditadas
SJC: Pousada do Vale terá Castramóvel neste domingo (21)
Programa Meu Pet Feliz já realizou cerca de 34 mil castrações
Chefe de segurança da UE visita Brasil e discute acordo com o Mercosul
Kaja Kallas se reuniu com o chanceler Mauro Vieira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.