Ídolo do basquete brasileiro, Oscar Schmidt será homenageado na próxima sexta-feira (25), em Ilhabela. Às 17h, será inaugurado o Ginásio de Esportes Oscar Schmidt, na Barra Velha. O nome é uma homenagem ao Mão Santa, que ao longo de 32 anos de carreira se transformou no maior ídolo da história do esporte brasileiro. Além de Schmidt, a inauguração conta com a presença do ex-atleta de vôlei e medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona-1992, Marcelo Negrão.
A programação começa com a palestra e oficina de vôlei com Marcelo Negrão, às 15h30. Em seguida, às 17h, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) descerra a placa inaugural, ao lado de Oscar Schmidt. Após a cerimônia de inauguração, ocorrerá um amistoso de vôlei, às 18h.
Já no sábado (26) haverá uma palestra motivacional com Oscar Schmidt, às 10h30, no ginásio de esportes. O Torneio Oscar Schmidt de Basquete, com a participação de cidades da região, encerrará a programação às 11h30.
Novo ginásio
Moderno, o ginásio Oscar Schmidt terá a primeira quadra com piso de madeira da cidade, conforme as normas técnicas, além de integrar um moderno complexo que une esporte e educação, onde crianças e jovens têm atividades escolar.
A arquibancada terá cadeiras e capacidade para 1,2 mil pessoas. Outra novidade é com relação à dimensão da quadra, que segue as medidas oficiais das federações internacionais de futsal, vôlei e basquete (Fifusa, FIVB e FIBA). O novo ginásio ainda contará com banheiros e vestiários modernos e com espaço amplo. Todo o complexo terá acessibilidade.
Homenagem
Oscar Daniel Bezerra Schmidt, o Mão Santa –como foi carinhosamente apelidado devido a sua precisão nos arremessos–, nasceu em 16 de fevereiro de 1958. Aos longo dos 32 anos de carreira, Schmidt conquistou importantes títulos com a camisa da seleção brasileira de basquete. Foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan (Porto Rico).
Oito anos depois, faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (EUA), numa vitória histórica sobre a seleção americana. Dez anos após abandonar oficialmente as quadras, Oscar Schmidt entrou de forma oficial no Hall da Fama do Basquete Mundial, o Naismith Memorial, em Springfield, nos Estados Unidos.
Maior pontuador da história das Olimpíadas e dos Mundiais, Oscar também faz parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete. Principal ídolo do basquete no Brasil, Oscar recentemente chamou a atenção pela sua força de vontade. Diagnosticado com câncer no cérebro, o brasileiro é um exemplo de superação e mostra que não se abateu com a doença, que vem sendo tratada com cuidado pelo ex-atleta.
INAUGURAÇÃO
Sexta-feira (25/4)
15h30 – Palestra e oficina de vôlei com Marcelo Negrão (medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona–1992)
17h – Cerimônia de Inauguração do ginásio municipal
18h – Amistoso de vôlei
Sábado (26/4)
10h30 – Palestra motivacional com Oscar Schmidt
11h30 – Torneio Oscar Schmidt de Basquete
Onde: rua Gerson Peres de Araújo, Barra Velha, Ilhabela
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.