Esporte

Rei do Futebol, Pelé morre aos 82 anos

Tricampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira estava internado há um mês para tratamento de um câncer no cólon, e veio a óbito nesta quinta (29), aos 82 anos

Escrito por Léo Lenzi

29 DEZ 2022 - 16H02 (Atualizada em 29 DEZ 2022 - 17H59)

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, conhecido como Rei do Futebol, faleceu na tarde desta quinta-feira (29) em São Paulo, aos 82 anos de idade.

O ex-jogador estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 29 de novembro, para tratar do tratamento do câncer de cólon, e veio a óbito por falência múltipla de órgãos. Ele já havia passado por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e era submetido a sessões de quimioterapia desde então. No início desse ano, exames detectaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J9tOJR941pSCHetlODmHS2

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada nos últimos dias no estádio da Vila Belmiro, em Santos, clube pelo qual Pelé atuou durante quase toda a carreira. Já é certo que o sepultamento acontecerá na cidade.

O hospital confirmou o falecimento por meio do seguinte comunicado: "O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol".

Reprodução
Reprodução


O perfil oficial de Pelé no Instagram também confirmou a morte com a seguinte mensagem: "A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre".

Por conta da idade, as aparições de Pelé ficaram menos frequentes nos últimos anos. Internado, ele recebeu mensagens de apoio durante a disputa da Copa do Mundo do Catar, com mensagens feitas pela seleção brasileira, por torcedores e também jogadores, como Neymar, Richarlison e o francês Mbappé.

Reuters
Reuters
Jogadores da Seleção deixam mensagem de apoio a Pelé durante Copa do Mundo 2022


Como jogador, Pelé foi o único a conquistar 3 vezes a Copa do Mundo, vencendo o principal torneio do futebol em 1958, 1962 e 1970. Ele também é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 95 gols pela contas da CBF (77 gols de acordo com a FIFA, que considera apenas os jogos contra outras seleções, enquanto a confederação brasileira também leva em conta os jogos feitos contra combinados e clubes).

Alessandro Sabattini/Getty Images
Alessandro Sabattini/Getty Images
Pelé durante comemoração do título da Copa do Mundo de 1970, no México


Pelo Santos, Pelé foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, conquistou 6 vezes o Campeonato Brasileiro, 11 vezes o Paulistão, quatro vezes o Torneio Rio-São Paulo, uma Recopa Sul-Americana e uma Recopa Mundial, entre outros títulos.

Ele ainda jogou pelo Cosmos, dos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira. O jogador conquistou North American Soccer League de 1977 e marcou 37 gols em 64 jogos disputados pela equipe.

Reprodução/Twitter Santos FC
Reprodução/Twitter Santos FC
Pelé pelo Santos FC


Em reconhecimento aos seus feitos, Pelé foi eleito o Atleta do Século 20, em votação realizada por jornalistas do mundo inteiro, coordenada pelo jornal francês L'Équipe. Os votos foram divulgados na capa do periódico no dia 12 de julho de 1980, com Pelé ficando na primeira colocação, com 178 pontos, nove a mais que Jesse Owens, do atletismo estadunidense.

Confira os dez primeiros colocados da lista:

  1. Pelé (Brasil), futebol, 178 pontos
  2. Jesse Owens (EUA), atletismo, 169
  3. Eddy Merckx (Bélgica), ciclismo, 99
  4. Paavo Nurmi (Finlândia), atletismo, 92
  5. Mark Spitz (EUA), natação, 75
  6. Bjorn Borg (Suécia), tênis, 75
  7. Emil Zapotek (Checoslováquia), atletismo, 65
  8. Fausto Coppi (Itália), ciclismo, 60
  9. Moahmmad Ali (EUA), boxe, 53
  10. Ray Sugar Robinson (EUA), boxe, 51

A entrega do prêmio foi feita em 15 de julho do ano seguinte no estádio Parc des Princes, em Paris, antecedendo um amistoso entre Brasil e França, vencido pelos brasileiros por 3 a 1. Pelé deu a volta olímpica no estádio com o troféu que possui a escultura de um atleta com os braços erguidos, que simboliza o triunfo esportivo.

Divulgação
Divulgação
Pelé recebe prêmio de Atleta do Século em Paris, em 1980, antes de amistoso entre Brasil e França



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Léo Lenzi, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.