Esporte

São José é tricampeã dos Jogos Paralímpicos de SP

Município vence pela terceira vez consecutiva com 52 pontos na classificação geral do evento

Escrito por Maria Júlia da Silva Binotto

10 NOV 2025 - 19H00 (Atualizada em 10 NOV 2025 - 20H04)

Divulgação/Governo de SP

Pela terceira edição consecutiva, São José dos Campos levantou o troféu de campeã geral dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). A delegação joseense dominou a competição com 52 pontos, terminando 10 pontos à frente de Sorocaba, a vice-campeã, em uma demonstração de força do paradesporto local.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O município mantém 100% de aproveitamento na história do evento, nunca tendo deixado de ser campeão geral desde a primeira edição do Paresp. O resultado consolida São José dos Campos como potência do paradesporto paulista e referência em inclusão através do esporte.

Desempenho por modalidade:

A vitória foi construída em cinco modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado. Na fase final estadual, que contemplou atletismo e natação, São José dos Campos brilhou especialmente nas piscinas, conquistando o primeiro lugar no feminino.

1º – São José dos Campos: 52 pontos

2º – Sorocaba: 42 pontos

3º – Presidente Prudente: 20 pontos

4º – Itu: 18 pontos

5º – Marília: 18 pontos

6º – Suzano: 15 pontos

7º – São Paulo (Capital): 15 pontos

8º – Novo Horizonte: 14 pontos

9º – São Bernardo do Campo: 12 pontos

10º – Praia Grande: 11 pontos

Representação local:

O Instituto Athlon, entidade paradesportiva joseense com projetos apoiados pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, foi o responsável por representar a cidade na competição. "Esse título é resultado do trabalho duro do dia-a-dia e dos esforços de agregarmos todas as modalidades paralímpicas que temos em nosso quadro", destacou Renê Quintas, supervisor técnico do instituto.

Contexto estadual:

O Paresp 2025 reuniu mais de 1.800 atletas de todo o estado em dois meses de disputas acirradas. O evento solidificou-se como principal competição paradesportiva de São Paulo, promovendo inclusão, superação e revelando novos talentos do esporte adaptado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maria Júlia da Silva Binotto, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.