Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

Atentado à democracia

Neste importante e delicado momento da história contemporânea da democracia, onde as eleições dividem as atenções com a maior pandemia enfrentada pela humanidade desde a gripe espanhola, um possível atentado a um candidato a prefeito da maior cidade da RMVale surge como um sinal amarelo.

Em nenhum processo democrático, este em especial por sua tortuosa apresentação por conta do enfrentamento da Covid-19 que estamos atravessando, deve existir espaço para discursos repressivos, sejam de direita ou de esquerda. Devemos fortalecer a liberdade, dar voz ao contraditório, garantir os direitos humanos e defender as bases legais para o pleno exercício do direito de escolha de nossos representantes.

As sucessivas declarações dos apoiadores do Presidente da República, especialmente dos seus filhos, ministros, parlamentares de sua base de governo e militantes em geral, hora e outra estimulam, mesmo que entre linhas menores, a possibilidade de uma ruptura da democracia.

É ai que mora o perigo. Precisamos manter os preceitos estabelecidos pelo sistema democrático onde podemos de forma efetiva e com cada vez mais interação fiscalizar governos e possíveis desmandos dos nossos representantes, inclusive seus posicionamentos ameaçadores seja em qualquer esfera do exercício de poder.

Aonde quero chegar? O possível atentado relatado pelo candidato que se intitula de direita deve ser exemplarmente esclarecido pelas autoridades, de forma a retirar qualquer suspeição que o mesmo elaborou uma ‘forma de se autopromover” durante o pleito eleitoral e, mais, é preciso resguardar o direito do candidato de democraticamente expor seu restrito vocabulário recheado de frases prontas e mantras em defesa de nosso Comandante em Chefe.

As manifestações dos candidatos são garantidas pela constituição. Qualquer ameaça ao direito de expressão, principalmente neste período, foge da ordem legal. Não será com repressão ou tiros que se calará a democracia.

Meon Jornal - 3a Ed.

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Jornal

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.