O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, vão reforçar a parceria para intensificar a temática ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) nas operações e projetos estruturados pelo Banco. As duas instituições vão também trabalhar em conjunto na melhoria das práticas para o cofinanciamento de projetos de infraestrutura no Brasil, observando os padrões internacionais com o objetivo de atrair capital para setores prioritários.
A parceria visa promover a atração de investidores internacionais por meio da sindicalização e cofinanciamento, atuando em conjunto na avaliação de projetos com estruturas que possam ser replicáveis no futuro, alinhadas às melhores práticas internacionais.
BNDES e IFC assinaram uma extensão por mais dois anos do Memorando de Entendimento que formaliza a parceria iniciada em 2017. Sobre a gestão de riscos ambientais, a agenda de trabalho vai contemplar um Plano de Ação da Política de Gênero e Diversidade, o desenvolvimento de regulamentos de Gestão Socioambiental para serviços, debêntures e garantias e apoio na revisão de regulamentos setoriais. A IFC irá contribuir ainda no estudo sobre possibilidades de atuação em adaptação e resiliência climática. Sobre cofinanciamento, a agenda de trabalho inclui a participação da IFC em fóruns do BNDES para discussão de instrumentos jurídicos e governança de sindicatos e avaliação conjunta de oportunidades para cofinanciamento.
Nos últimos dois anos, as duas instituições trabalharam em diversas atividades para fortalecer a gestão de riscos socioambientais e aprimorar práticas de cofinanciamento. Entre os resultados alcançados estão o novo Regulamento de Gestão Socioambiental de Operações, que substituiu a política socioambiental, a nova metodologia para classificação do risco socioambiental e a sistematização dos componentes do Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), além da realização de workshop para compartilhamento de práticas entre os dois credores e avaliação conjunta de oportunidades para cofinanciamento.
"A assinatura do acordo traz a renovação de uma parceria de longa data, porém mais intensificada em agendas muito relevantes para o futuro do BNDES: ASG e cofinanciamento”, destaca Bianca Nasser, diretora de Finanças do BNDES. “Ao renovar essa parceria, a IFC cumpre sua missão de promover práticas mais sólidas de avaliação socioambiental em instituições de desenvolvimento e aporta conhecimento e experiência internacional para a mobilização de investidores”, afirma Carlos Leiria Pinto, Gerente-geral da IFC no Brasil.
Maior concretagem da história da região marca nova fase da construção civil em São José
Saiba detalhes do bloco de fundação do Mansões Aquarius, da Esdras Construtora
Não perca o Feirão Imobiliário neste domingo, em São José
Evento gratuito acontece no Vale Sul Shopping
Locações para o Carnaval ficam até 25,32% mais baratas, no Litoral
Levantramento foi feito pelo CRECI-SP
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.