Meon Imóveis

SJC recebe, de 14 a 16 de setembro, imobiliárias de todo o Brasil para o 82º Encontro da ABMI

Com boas perspectivas, mercado imobiliário voa alto em São José dos Campos

Escrito por Meon

08 SET 2022 - 12H11 (Atualizada em 08 SET 2022 - 14H58)

Divulgação

“As perspectivas são boas. Deveremos fechar 2022 com o segundo melhor resultado anual do mercado imobiliário dos últimos 10 anos. O primeiro aconteceu em 2021, quando, apesar de praticamente dois anos de pandemia, o mercado imobiliário atingiu um patamar histórico.”

A afirmação é do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, uma das atrações do 82º Encontro da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário), que acontece de 14 a 16 de setembro, em São José dos Campos, principal cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no Estado de São Paulo.

Segundo Petrucci, que é também vice-presidente de área da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a demanda por imóveis no país é enorme, embora a produção de unidades novas alcance somente de 500 mil a 600 mil por ano.

Mercado voando alto

Para realçar a importância do mercado imobiliário, o economista, que foi representante técnico, conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS de 2001 a 2011, lembra que “estatísticas de outros países dão conta de que a cada imóvel novo transacionado acontece de seis a sete transações no mercado secundário”.

Celso Petrucci apresentará dados sobre o mercado imobiliário no país e falará sobre as perspectivas do setor para 2023, em palestra com início para as 15h30 do dia 15/9.

Nos dias 15 e 16/9, em palestras, painéis e pitches, especialistas de alto nível vão compartilhar informações e conhecimentos com dirigentes e colaborares de empresas imobiliárias de ponta associadas à ABMI que estarão reunidos em São José dos Campos, que é considerada a primeira cidade inteligente do Brasil, unindo experiências inovadoras do setor de imóveis às muitas receitas de futuro de um centro urbano dotado de um formidável parque tecnológico, que, entre outras joias, inclui a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mudo.

Não por acaso, sob o mote “ABMI voando alto”, o 82º Encontro, que terá como empresa-anfitriã a associada da entidade em São José dos Campos, a Nova Freitas Imóveis, contará, na abertura, a partir das 9h de 15/9, com uma apresentação do prefeito Anderson Faria Ferreira, tratando do tema “Cidade Inteligente”, que falará após as boas-vindas do presidente da entidade, Ricardo Abreu.

Para Alfredo Freitas, que ao lado da irmã, Esther Freitas, comanda a imobiliária anfitriã do evento, empresa com mais de 70 anos de existência, o 82º Encontro propiciará uma enriquecedora troca de conhecimentos entre as associadas da ABMI e o modelo de cidade que poderão vislumbrar em São José dos Campos.

“Os visitantes poderão entender na palestra do prefeito como São José dos Campos conquistou essa posição de cidade inteligente e ver que o município está orientando outros centros urbanos, por meio de seu parque tecnológico, a buscar semelhantes posições e indicadores. Já existe uma série de convênios nesse sentido com cidades brasileiras, como, por exemplo, Pindamonhangaba, município que integra a região”, diz Alfredo Freitas, que é diretor de Relações Institucionais da ABMI.

Estoque pequeno, demanda elevada

Frederico Marcondes César, vice-presidente do Interior do Secovi-SP, que participará de um painel que discutirá a retomada do segmento de escritórios e o mercado de logística, acredita que o 82º Encontro da ABMI acontece numa cidade que reflete de maneira fiel o que vai pelo interior paulista no setor imobiliário.

Destacando que São José dos Campos tem um crescimento populacional em torno de 1,7%, estando hoje com cerca de 730 mil habitantes, Frederico informa que pesquisas trimestrais feitas pelo Secovi-SP em conjunto com a Brain, empresa de inteligência de mercado, mostram que o segmento de imóveis na cidade teve um incremento de oferta da ordem de 15% no primeiro semestre do ano, comparativamente ao semestre anterior.

Tal como o registrado no Estado, segundo Frederico, os levantamentos apontam para uma sensível redução de estoque, que pode até levar a um hiato no setor.

“O estoque aqui de São José dos Campos é de 2.800 unidades, em todos os tíquetes. A média histórica da cidade é de venda mensal na ordem de 320 unidades. Então seguramente seguimos a média estadual. Ou seja, seguramente temos estoque para 8 meses a 10 meses em São José dos Campos”, afirma Frederico.

Ao lado de Frederico, em painel mediado pelo anfitrião do evento, Alfredo Freitas, estará Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, executivo com mais de 27 anos de experiência no mercado imobiliário, que gerencia a CBRE (Richard Ellis) no Brasil, considerada a maior empresa do mundo na área de galpões logísticos e prédios comerciais. No painel, que começa às 10h50 do dia 15/9, Sartori falará, entre outros pontos, sobre galpões na cidade São Paulo e num raio de 30, 60 e 100 quilômetros da capital.

Outra atração confirmada para o dia 15/9 será um outro painel também com mediação de Alfredo Freitas, reunindo o deputado federal, Eduardo Cury, e o advogado Jaques Bushatsky, que tratarão de atualizações de projetos de lei e proposições relacionados ao mercado imobiliário que tramitam no Congresso.

Já no dia 16/9, a jornada de conteúdo começa às 9h15, com uma palestra de Rafael Aquino. Engenheiro-mecânico e mestre em Finanças, Rafael possui 20 anos de experiência e já atuou como diretor da IN3 Inteligência de Mercado e na Epar. Ele falará sobre sua especialidade: ou seja: “gestão orientada a dados no mercado imobiliário”.

Outro destaque confirmado para o dia 16/9 tem início previsto para às 11h47. É o painel “ABMI e dia a dia jurídico”, que reúne a advogada Andrea Brognoli e o corretor de imóveis Diego Henrique Gama.

Diretora jurídica da Brognoli Negócios Imobiliários, associada da ABMI em Florianópolis (SC), Andrea, que manteve um escritório de advocacia por mais de 20 anos, é quem, entre outras atribuições, coordena o grupo de WhatsApp, que reúne advogados de todo o país num permanente fórum de discussões sobre o que acontece área jurídica das mais de 50 imobiliárias representantes da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário em todas as regiões do País.

Para os associados o 82º Encontro começa já no dia 14/9 com visitas às instalações da Nova Freitas, a empresa-anfitriã do evento. Desta feita, haverá também visitação a um empreendimento local da Construtora Patriani.

Saiba mais no site da ABMI - http://abmi.org.br



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Imóveis

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...