Por Meon Em Alunos Atualizada em 21 SET 2020 - 11H14

Brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, diz pesquisa

O que chama atenção é que o brasileiro não lê pouco, ele lê muito conteúdo, porém, em sua maioria, de pouca profundidade

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. É um número baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, que são os países que mais leem no mundo.

Na verdade, o que chama atenção é que o brasileiro não lê pouco, ele lê muito conteúdo, porém, em sua maioria, de pouca profundidade. Matérias jornalísticas mais curtas, resenhas e leituras no geral mais rápidas são os materiais mais lidos de acordo com a Kantar Brasil.

Para a professora de literatura, Francielly Baliana, uma gama de fatores contribui para o baixo consumo de textos literários e teóricos.

"A escola muitas vezes incentiva à leitura de maneira maçante e não lúdica. Além disso, o imediatismo faz com que a busca por conteúdos audiovisuais (séries, filmes, entre outros) seja maior do que, por exemplo, ler um livro clássico, que demanda tempo e uma análise mais profunda".

Uma proposta de tributação dos livros feita pelo ministro Paulo Guedes, no mês de julho, vem preocupando editoras e estudiosos envolvidos, já que pode dificultar ainda mais o acesso aos livros e fazer com que o consumo de livros se reduza ainda mais.

Mas, por que ler?

Apesar de você achar que já sabe o quão bem a leitura faz, nunca é demais salientar que ler um livro te trás muitos benefícios.

A leitura é essencial para a construção de memória e compreensão do contexto histórico em que o leitor se localiza. Além disso, o hábito de ler auxilia no desenvolvimento da autonomia, fazendo com que você elabore pensamentos críticos e aprofundados acerca da realidade.

Parceria:




Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.