Alunos

O efeito do plástico na natureza

O consumo excessivo de plástico e seu descarte incorreto trás efeitos como: a contaminação dos solos, rios e oceanos, causando danos à natureza, aos animais, e até intoxicação de seres humanos

Felipe Groto de Oliveira (Arquivo Pessoal)

Escrito por Felipe Groto de Oliveira

16 SET 2021 - 15H20

Reprodução Plástico na praia (Reprodução)

O consumo de plástico está cada vez mais presente em nossas vidas. Embalagens, garrafas PET e máscaras descartáveis fazem parte do cotidiano, mas seu consumo excessivo, o descarte errado e a baixa reciclagem ameaçam o meio ambiente.

O plástico produzido no mundo traz implicações para saúde humana, dos animais e do meio ambiente. O produto petroquímico começou aparecer no nosso dia a dia há menos de 100 anos, do combustível fóssil é feito vários utensílios da vida moderna como embalagens, aparelhos do dia a dia e até em roupas. O petroquímico e o metal pesado, são muito tóxicos e a ingestão dessas substâncias causa doenças como câncer, diabetes e problemas neurológicos.

Uma pesquisa realizada pela revista Environmental Science and Technology foi publicada pela Sociedade Americana de Química que, desde 1960, a produção mundial de plásticos aumentou quase 10% todos os anos. “Com o tempo, o plástico vai degradando lixiviando toxinas ambientais e pequenas partículas entre 1 a 5 milímetros são chamadas de microplástico e em cerca de 39 mil até 52 mil pedaços de microplásticos pode estar na nossa dieta anual.”

E se a gente incluir os pequenos pedaços que inalamos, o número pode aumentar para 74 mil, afirma a pesquisa, ainda segundo o trabalho alguns efeitos no ecossistema como animais presos com o plástico são facilmente visíveis hoje em dia, isso porque cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas no oceano anualmente.

Com o descarte incorreto do plástico, pelo menos oito milhões de toneladas de resíduos plásticos que foram descartados incorretamente vão parar nos oceanos, lagos e rios do mundo todo. Esses descartes poderiam ser encaminhados corretamente para a reciclagem e poderiam ser reaproveitados.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Felipe Groto de Oliveira (Arquivo Pessoal)
Felipe Groto de Oliveira

EMEF Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva - 5º Ano E.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.