Primeiramente, você sabe por que a maioria das pessoas gosta de ouvir música? Isso acontece, pois quando ouvimos uma música de que gostamos, nosso cérebro libera uma substância chamada dopamina, que proporciona uma sensação de bem estar e motivação.
Você também já se perguntou o porquê de pessoas tão próximas terem um gosto musical tão diferente do seu? Ou até mostrou uma música que você ama a seus amigos e eles não gostaram nada dela? Isso acontece, porque você gostar ou não gostar de uma música não tem necessariamente uma relação com sua personalidade ou com as pessoas com quem você convive.
Então, por que gostamos das músicas que ouvimos? Gostamos delas, porque elas nos lembram de um momento muito feliz, ou simplesmente nos fazem bem por causa do conteúdo.
Às vezes gostamos das músicas, simplesmente, porque as ouvíamos desde pequenos, ou quando éramos bebês. Mas por causa disso vamos ficar com o mesmo gosto musical para sempre? Na verdade não, o gosto vai amadurecendo, você vai conhecendo coisas novas e nossas opiniões mudam.
Também pode acontecer de gostarmos de uma música que ouvimos em uma loja ou saindo de um carro. Nunca tínhamos ouvido antes, mas mesmo assim ficamos desesperados para saber seu nome. Isso acontece, pois a quantidade de dopamina liberada quando ouvimos determinada música aumenta, mesmo que nunca a tenhamos escutado antes.
Com isso, concluímos que os gostos musicais mudam de acordo com vários fatores, como a educação musical que a pessoa recebeu, o período de vida de cada pessoa e até as influências dos familiares e do ambiente em que vivemos.
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.