Alunos

Rosalind Franklin: símbolo da luta feminina

Conheça os principais projetos voltado a igualdade de direitos da mulher

JULIA DE OLIVEIRA (Arquivo Pessoal)

Escrito por Júlia de Oliveira

24 SET 2021 - 09H52

Crédito: Ponomariova_Maria/Getty Images Rosalind Franklin (Crédito: Ponomariova_Maria/Getty Images )

Acesso às escolas e cursos superiores, direito ao voto, criação do estatuto da mulher, direito à prática do futebol, lei do feminicídio, lei do divórcio, lei ‘Maria da Penha' - todos esses eventos demonstram a superação feminina em meio a um passado e contexto histórico de luta contra o preconceito, o machismo e a repressão feminina. Porém, há ainda em meio a sociedade, alguns resquícios não superados pelas gerações passadas. Resultando na permanência da inferiorização da população feminina.

Há um símbolo histórico da luta feminina representado pela imagem de Rosalind Franklin. Química, do século XX, reconhecida por sua grande contribuição à ciência que, por meio de pesquisas, foi possível a descoberta da dupla hélice do DNA, sendo esse considerado um grande marco de avanço tecnológico para a ciência.

Porém, nem tudo eram flores para Rosalind, ela era alvo de preconceito e repressão pelo fato de ser uma figura feminina exercendo um cargo superior, e pela falta de reconhecimento em suas contribuições para a ciência por ser do sexo feminino.

Ainda hoje é possível observar resquícios de tal geração em páginas de internet e mídias sociais. O nome “Rosalind” é reduzido e na maioria das vezes até mesmo substituído por nomes masculinos que secundariamente também contribuíram para tais ações, porém o principal nome é restrito, pelo simples fato de ser mulher.

Contudo, Rosalind além de ser reconhecida pela luta feminina, também foi considerada um grande símbolo de persistência. Superou os conflitos e estigmas vividos, tornando-se um grande nome conhecido até os dias de hoje, e que colaborou com o desenvolvimento de novos institutos e projetos sociais voltados à população feminina.

Desde então, a luta feminina dentro da sociedade vem ganhando muita força e investimento, por meio de projetos e instituições sociais. Dentre eles:

O projeto social Universidade Federal Fluminense (UFF), a fim de desmistificar a figura de um cientista como um homem branco de certa idade, propôs um projeto a partir do Instituto de Matemática e Estatísticas com o objetivo de atrair jovens alunas para a carreira da Matemática. A ação nasceu com a intenção de ajudar a população feminina que, por falta de identificação com o estereótipo de pesquisador da área, se veem desestimuladas a seguir a carreira e outras afins, como Engenharia e Computação.

Além disso, há também, o projeto “Movimento Mulher 360”, promovido por uma iniciativa do Walmart, tendo como principal objetivo contribuir com o empoderamento econômico feminino. Assim, seu foco é a equidade de gênero e o crescimento da participação das mulheres no meio corporativo.

E, desenvolvido pela professora de língua portuguesa Gina Vieira, o projeto “Mulheres Inspiradoras”, que busca conscientizar a população infantil acerca da valorização da figura feminina. Mudar a mentalidade dos alunos quanto ao papel e a posição da mulher na sociedade.

Além da mudança de visão, o resultado são diversos prêmios, como o 4º Prêmio Nacional de Educação e Direitos Humanos, patrocinado pelo Ministério da Educação, e a expansão para mais de 15 escolas do Distrito Federal.

Desta forma, esses e muitos outros projetos e instituições desenvolvidos na sociedade, estão colaborando com substituição e reformulação do pensamento social acerca da figura feminina estabelecida por gerações passadas. Além disso, pode-se concluir que a figura de Rosalind Franklin colaborou com o incentivo e empoderamento de todos os projetos criados atualmente, a fim de colaborar com a população feminina.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
JULIA DE OLIVEIRA (Arquivo Pessoal)
Júlia de Oliveira

1ª série do Ensino Médio - Colégio Juarez Wanderley - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.