Unitau reduz em 94% os gastos com conta de água
Equipamentos garantem economia de 4 mil litros de água por dia


Departamento de Odontologia recebeu um par de bombas suctoras
Divulgação/Unitau
Dois equipamentos têm gerado uma queda de R$ 3.700 para R$ 220 na conta de água da Unitau (Universidade de Taubaté). Recentemente, o Departamento de Odontologia da universidade recebeu um par de bombas suctoras, responsáveis pela economia e por garantir o funcionamento dos equipamentos odontológicos da clínica e laboratórios do prédio.
De acordo com a Unitau, a redução de custos é consequência de uma economia de 4 mil litros de água por dia gerada pelas novas bombas. “Estamos no caminho do que a natureza pede, que é a conservação da água”, afirma o professor Valério Costa, chefe das Clínicas Odontológicas.
O professor explica que os aparelhos são automáticos e funcionam como uma bomba suctora, enquanto o aparelho anterior fazia procedimentos a vácuo e precisava de água para funcionar. “As máquinas novas são movidas a filtros de óleo vegetal, além de contarem com um dispositivo que faz com que desliguem automaticamente, economizando, além da água, a energia”, explica Costa.
De acordo com a universidade, são realizados por semestre uma média de 3.500 procedimentos nas Clínicas Odontológicas da Universidade.
Posts Relacionados

55 cães esperam por você na feira de adoção deste sábado

Exposição de quadros feitos por idosos percorre a cidade com arte

Jacareí zera óbitos no trânsito em setembro e acumula seis meses sem mortes em vias municipais em 2026
