Pneu do novo Fox, com o aro do tamanho correto
Divulgação/Volkswagen
Além de comprometer o conforto a bordo, usar rodas com diâmetro maior que o especificado no manual do proprietário do carro pode causar danos a outros componentes e até prejudicar a dirigibilidade.
À medida que a roda "cresce", a altura do pneu deve diminuir, prejudicando o trabalho do sistema de suspensão.
Com isso, em curvas, principalmente se o carro estiver carregado, há risco de o pneu encostar no para-lama, podendo até ser cortado e estourar.
Outro senão é a sensação de perda de potência, pois a transmissão tem de trabalhar mais para virar o conjunto "maior". Além disso, haverá aumento do consumo de combustível e das emissões de poluentes.
"O carro foi projetado para usar rodas de um determinado diâmetro, e a leitura da velocidade é feita a partir da rotação delas. Se forem maiores, o velocímetro registrará uma velocidade menor que a real", explica Satkunas, da SAE.
Quando as montadoras oferecem opções maiores que as das versões de entrada, fazem ajustes para compensar a diferença. Uma solução bastante comum é a utilização de pneus com perfil mais baixo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.