Balsas elétricas para Ilhabela já foram encomendadas, diz vice-governador; nova concessionária assume na segunda (9)
Felicio Ramuth afirma que a nova frota vai reduzir filas e paralisações por vento na travessia São Sebastião–Ilhabela; ainda não há data para as embarcações operarem

As novas balsas elétricas que vão atender a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, já foram encomendadas, segundo o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), em São Sebastião. Ainda não há data para as embarcações entrarem em operação.
A troca da frota faz parte da concessão das travessias litorâneas do Estado, que passa para a iniciativa privada na próxima segunda-feira (9). A promessa é reduzir as longas filas, que em feriados prolongados chegam a cinco horas de espera, e diminuir as paralisações causadas por ventos fortes.
Balsas mais modernas e menos paralisações
De acordo com o vice-governador, as novas embarcações terão sistemas de navegação mais modernos, o que deve permitir a operação em condições climáticas mais adversas. Hoje, a travessia é suspensa com frequência em dias de vento forte, por segurança.
Segundo Felicio, o governo estadual pretende negociar com a Marinha a ampliação das condições de operação das balsas depois da renovação da frota. “Com balsas mais modernas, a gente consegue fazer com que elas possam operar em condições mais adversas, evitando paradas constantes”, afirmou, segundo o portal Life Informa.
Nova concessionária assume na segunda-feira (9)
A partir de segunda-feira (9), a concessionária AcquaVias SP Travessias assume a operação, a administração e a manutenção das travessias de balsas e barcas do Estado, incluindo a ligação São Sebastião–Ilhabela e as travessias da represa de Paraibuna, como a de Natividade da Serra. A data foi homologada pela Artesp, a agência reguladora de transportes do Estado.
Nos três primeiros meses, a operação será assistida, com acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e da Artesp. Até domingo (8), o serviço segue sob gestão direta da Semil.
O que muda para quem usa a balsa
O contrato tem duração de 20 anos e prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos. Entre as mudanças previstas estão:
- compra de 45 novas embarcações, sendo 41 com propulsão 100% elétrica;
- novos meios de pagamento, como Pix, cartões de débito e crédito e tags automáticas;
- melhorias no sistema de agendamento da travessia;
- reforma e ampliação de 20 terminais de passageiros, com acessibilidade.
Pelo cronograma do contrato, as primeiras embarcações novas devem começar a operar a partir do terceiro ano da concessão, com a substituição completa da frota prevista até o sétimo ano.
Com informações de Life Informa e Costa Norte.



