Nos últimos dois meses, cerca de 1.315 túmulos sem identificação foram encontrados em antigos internatos para crianças indígenas no Canadá, administrados pela Igreja Católica e o Governo Federal.
A primeira descoberta de sepulturas sem identificação foi realizada no antigo internato de Kamloops, no dia 27 de maio. Em seguida, vieram à tona os casos dos internatos de Marieval, St. Eugene’s Mission e Kuper Island.
Esses centros faziam parte de uma rede de internatos no país, onde mais de 150 mil crianças indígenas foram hospedadas. O Governo federal financiou essas instituições, cuja administração estava a cargo de grupos cristãos.
De acordo com informações do diário El País, após a chocante descoberta, pelo menos 48 igrejas cristãs foram vandalizadas e 21 delas foram consumidas pelo fogo nos últimos dois meses.
Além dos incêndios, os principais atos de vandalismo têm sido ataques com tinta vermelha às fachadas de templos e instituições religiosas.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que essas ações são “inaceitáveis e incorretas”. Trudeau disse compreender a ira de muitas pessoas, mas destacou que “Este não é o caminho a seguir para obter justiça. Devemos trabalhar juntos para corrigir os erros do passado”.
A Comissão da Verdade e Reconciliação, criada para investigar este caso, apontou em 2019 que pelo menos 4.134 menores indígenas morreram nestes centros, onde conviviam com má alimentação, aglomeração e falta de aquecimento no local.
Ainda de acordo com a comissão, em relatório publicado em 2015, castigos físicos, violência sexual, negligência e racismo eram habituais nos internatos.
Aeroporto de São José amplia oferta de voos para o Rio de Janeiro
Haverá mais conexões nacionais e internacionais
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades são para estudantes de 16 a 21 anos em todo o Brasil
Previsão do tempo em São José nesta terça-feira (1)
Chuva pela manhã, sol entre nuvens à tarde
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.