O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a realização do primeiro voo para repatriar brasileiros na zona de conflito no Líbano, marcado para esta quarta-feira (2).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A Força Aérea Brasileira designou um avião KC-30 para a missão. A decolagem está prevista para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Beirute, passando por Lisboa, em Portugal. O horário ainda será confirmado.
A tripulação do voo contará com profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, prontos para oferecer apoio durante a missão. Lula comentou sobre a importância da ação: “Nós vamos fazer isso em todo o lugar que for preciso”, disse ele em entrevista no México, onde participou da posse da presidenta Claudia Sheinbaum.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que a embaixada brasileira no Líbano tem mantido contato constante com a comunidade local. “Já estamos com uma lista em preparação. Neste primeiro voo, será possível trazer cerca de 230 a 240 pessoas, que é a capacidade do avião. Outros voos serão realizados conforme a necessidade”, explicou Vieira. O retorno do KC-30 ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais.
O Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com aproximadamente 21 mil cidadãos. Recentemente, os bombardeios israelenses no país resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros.
O KC-30, que será utilizado nesta missão, possui capacidade para cerca de 240 passageiros e autonomia de até 14.500 quilômetros. O avião já foi empregado em voos humanitários para repatriar brasileiros de outras áreas de conflito no Oriente Médio desde o início da crise na região, em outubro de 2023.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.