A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (27), que a bandeira tarifária vermelha, patamar 2, será acionada em outubro. Essa bandeira representa o maior custo para os consumidores, com uma taxa adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A nova cobrança será válida para todos os usuários conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) entre 1º e 31 de outubro.
A decisão foi tomada em razão da previsão de pouca chuva nos reservatórios das hidrelétricas e do aumento dos preços no mercado de energia elétrica, em um contexto de uma das piores secas já registradas no país. Desde a criação do sistema de bandeiras tarifárias em 2015, a Aneel busca informar os consumidores sobre os custos de geração de energia no Brasil. De abril de 2022 até junho de 2024, o país passou por um período de bandeiras verdes, sem cobranças extras na conta de luz.
Neste ano, a bandeira amarela foi implementada em julho, seguida da bandeira verde em agosto e da vermelha, patamar 1, em setembro. A Aneel destaca a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos mais favoráveis
Previsão do tempo para quarta-feira (12) em São José
Não há previsão de chuva
As 10 melhores praias de Ilhabela para visitar
Guia inclui destinos para aventura, mergulho e lazer familiar
Copa 2026: Camisa vermelha da Seleção Brasileira volta a gerar polêmica
Novas imagens do suposto uniforme ‘vermelho brasa’ da Seleção para 2026 circulam
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.