Brasil

CPMI do INSS: Presidente do Sindnapi se recusa a responder perguntas

Milton Baptista de Souza Filho chefia entidade alvo de operação da PF

Escrito por Meon

09 OUT 2025 - 13H30

Reprodução/TV Senado

Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), se recusou a responder aos questionamentos do relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), durante depoimento realizado nesta quinta-feira (9).

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Antes da sessão, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus autorizando o silêncio de Souza Filho, reconhecendo elementos que indicam que ele poderia ser tratado como investigado, apesar de ter sido convocado como testemunha.

O Sindnapi, alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, é foco de investigação da oposição devido à sua ligação com José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, diretor vice-presidente da entidade e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o depoimento, a CPMI questionou o crescimento de 564% nos valores repassados pelo INSS ao Sindnapi entre 2020 e 2024, passando de R$ 23,2 milhões para R$ 154,7 milhões.

Embora a entidade esteja entre os alvos de investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), Frei Chico não consta entre os investigados.

A oposição critica a relação entre o Sindnapi e o governo federal, enquanto a base aliada defende que a CPMI deve focar em entidades que não têm vínculos com o presidente.

A sessão desta quinta-feira foi marcada por tensões políticas, com a oposição cobrando explicações sobre o uso de recursos públicos e a base aliada defendendo a autonomia das entidades sindicais.

O caso continua a ser acompanhado de perto, com repercussões no cenário político nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.