Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), se recusou a responder aos questionamentos do relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), durante depoimento realizado nesta quinta-feira (9).
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Antes da sessão, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus autorizando o silêncio de Souza Filho, reconhecendo elementos que indicam que ele poderia ser tratado como investigado, apesar de ter sido convocado como testemunha.
O Sindnapi, alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, é foco de investigação da oposição devido à sua ligação com José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, diretor vice-presidente da entidade e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o depoimento, a CPMI questionou o crescimento de 564% nos valores repassados pelo INSS ao Sindnapi entre 2020 e 2024, passando de R$ 23,2 milhões para R$ 154,7 milhões.
Embora a entidade esteja entre os alvos de investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), Frei Chico não consta entre os investigados.
A oposição critica a relação entre o Sindnapi e o governo federal, enquanto a base aliada defende que a CPMI deve focar em entidades que não têm vínculos com o presidente.
A sessão desta quinta-feira foi marcada por tensões políticas, com a oposição cobrando explicações sobre o uso de recursos públicos e a base aliada defendendo a autonomia das entidades sindicais.
O caso continua a ser acompanhado de perto, com repercussões no cenário político nacional.
Simulado de emergência mobiliza Mirante do Buquirinha em São José
Ação acontece neste sábado (15)
São José dos Campos vai distribuir 25 mil testes para detectar metanol em bebidas
Estabelecimentos receberão os kits na próxima semana
Atropelamento deixa vítima gravemente ferida na Dutra em Jacareí
Acidente ocorreu no KM 166
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.