Brasil e Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira (16) uma declaração conjunta classificando como “positiva” a conversa entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Os dois países afirmaram que vão colaborar em diversas frentes e planejar, em breve, uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Os encontros entre Rubio e Vieira ocorreram em Washington. A primeira conversa, mais restrita, durou cerca de 15 minutos, seguida de uma reunião ampliada de aproximadamente 50 minutos.
O principal tema tratado foi o tarifaço imposto pelo governo Trump ao Brasil. No entanto, outras questões geopolíticas também foram debatidas, incluindo as tensões com a Venezuela, as relações com a China, a guerra na Ucrânia e o papel do Brics.
A declaração foi assinada por Marco Rubio, pelo representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e por Mauro Vieira. Segundo o texto, os dois países se comprometeram a conduzir “discussões em várias frentes no futuro imediato” e estabelecer uma rota de trabalho conjunto para aprofundar a relação bilateral.
Além disso, ambas as partes concordaram em trabalhar para viabilizar um encontro entre Trump e Lula “na primeira oportunidade possível”.
Veja nota na íntegra:
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.
Mauro Vieira se reúne com Lula após encontro com Marco Rubio
Chanceler brasileiro conversou com presidente após reunião com senador americano
Príncipe Andrew renuncia a seu título real imerso em escândalos
Irmão do Rei Charles III abandona status de "Sua Alteza Real"
Bar do Jardins onde cliente tomou drink com metanol reabre em SP
Estabelecimento foi interditado há 15 dias; mulher ficou cega
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.