Brasil

EUA e Brasil dizem que conversas foram positivas

Marco Rubio e Mauro Vieira se reuniram nesta quinta-feira (17)

Escrito por Meon

17 OUT 2025 - 01H06

Embaixada do Brasil

Brasil e Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira (16) uma declaração conjunta classificando como “positiva” a conversa entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Os dois países afirmaram que vão colaborar em diversas frentes e planejar, em breve, uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Os encontros entre Rubio e Vieira ocorreram em Washington. A primeira conversa, mais restrita, durou cerca de 15 minutos, seguida de uma reunião ampliada de aproximadamente 50 minutos.

O principal tema tratado foi o tarifaço imposto pelo governo Trump ao Brasil. No entanto, outras questões geopolíticas também foram debatidas, incluindo as tensões com a Venezuela, as relações com a China, a guerra na Ucrânia e o papel do Brics.

A declaração foi assinada por Marco Rubio, pelo representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e por Mauro Vieira. Segundo o texto, os dois países se comprometeram a conduzir “discussões em várias frentes no futuro imediato” e estabelecer uma rota de trabalho conjunto para aprofundar a relação bilateral.

Além disso, ambas as partes concordaram em trabalhar para viabilizar um encontro entre Trump e Lula “na primeira oportunidade possível”.

Veja nota na íntegra:

Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.