Brasil

Justiça Eleitoral lança Semana do Jovem Eleitor 2024

Objetivo é incentivar votos dos adolescentes

Escrito por Meon

18 MAR 2024 - 15H22 (Atualizada em 18 MAR 2024 - 16H46)

José Cruz/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral deu início à Semana do Jovem Eleitor 2024, uma iniciativa voltada para incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos. Embora não sejam obrigados, esses jovens já têm o direito de votar nas eleições municipais de outubro.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A campanha também visa alcançar aqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).

De acordo com a Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. É importante ressaltar que o adolescente de 15 anos já pode se alistar caso complete 16 anos até o dia do primeiro turno.

Durante a semana de mobilização promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é comum haver uma concentração significativa de alistamento eleitoral entre os jovens. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram registrados 100 mil registros de jovens nos cinco dias da campanha, que contou com a adesão de celebridades, figuras públicas e instituições.

Essa mobilização geralmente ocorre entre os meses de março e abril, algumas semanas antes do encerramento do período de alistamento eleitoral pré-eleição. Neste ano, a data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio. Após essa data, o cadastramento de eleitores fica suspenso até depois do pleito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.