O Ministério da Saúde do Brasil convocou uma reunião para esta terça-feira (13) para discutir a mpox, doença que voltou a ganhar destaque devido ao aumento de casos e à circulação de uma nova variante do vírus na África.
Participe do evento “Diálogos e Estratégias ESG 2024" - Faça sua inscrição AQUI e veja quem são os palestrantes
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Em comunicado, o Ministério informou que o objetivo é atualizar as recomendações e o plano de contingência para o enfrentamento da doença no país. A reunião contará com a participação de especialistas e servirá para revisar os serviços de vigilância e assistência médica.
O Mministério também destacou que está monitorando a situação global da mpox, acompanhando informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Atualmente, a avaliação é que o risco da doença para o Brasil é baixo. Até o momento, foram registrados 709 casos de mpox no país em 2024, com 16 óbitos, sendo o mais recente em abril do ano passado.
Sobre as vacinas, o ministério lembrou que em 2023, a imunização foi autorizada em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Ministério garantiu que, caso novas informações indiquem a necessidade de ajustes no planejamento, medidas adicionais serão tomadas e divulgadas conforme necessário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.