Lucas Felipe de Lima, um pesquisador de Sorocaba (SP), é o autor da tese que deu origem a um dispositivo inovador criado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa tecnologia utiliza sensores portáteis, integrados a um smartphone, para detectar diversas doenças através da saliva dos pacientes, eliminando a necessidade de exames laboratoriais, como no caso de infartos.
Formado em química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Lucas é um exemplo de perseverança, tendo estudado em escola pública e realizado seu mestrado no campus de Sorocaba. Durante seu doutorado na Unicamp, ele começou a se aprofundar no desenvolvimento de sensores eletroquímicos.
Em 2021, no auge da pandemia, ele foi contratado pela Universidade da Pensilvânia, onde trabalhou no departamento de microbiologia da escola de medicina. “Na Unicamp, meu foco era mais voltado para a parte ambiental e forense. Eu sentia que faltava algo mais aplicado à sociedade. Sou um químico que migrou para a medicina e microbiologia. Na Pensilvânia, aprendi muito, especialmente sobre o desenvolvimento de biossensores, que usei para aplicações em patógenos”, relembra Lucas.
Além de desenvolver sensores para identificar a herpes, Lucas também elaborou tecnologias que detectam a Mpox, o Sars-CoV-2 (vírus da Covid) e a creatina quinase, que está relacionada ao pré-infarto. A nova tecnologia tem um potencial significativo, pois, por não exigir a extração de sangue, pode ser especialmente benéfica para crianças que têm aversão a agulhas.
O dispositivo criado por Lucas inclui cinco biossensores eletroquímicos, que combinam componentes biológicos, como células e anticorpos, com elementos eletrônicos para a detecção de substâncias químicas.
Sinhores celebra 40 anos com jantar memorável na Casa Noturna Showtime
Evento com muito requinte ocorreu na noite da última quarta-feira (12)
Polícia pede prisão preventiva para o motorista da BMW no caso Matheus Helfstein
Investigação aponta dolo eventual e uso de álcool antes do acidente na Via Dutra
Inscrição para vestibulinho do Cephas acaba neste sábado (15)
Veja como se inscrever
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.