Brasil

PF desarticula quadrilha que usava aeroporto de Guarulhos para tráfico internacional

Grupo tinha participação de funcionário do terminal

Escrito por Meon

16 OUT 2025 - 17H30

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (16) uma operação contra um grupo criminoso envolvido em tráfico internacional de drogas com atuação direta no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A ação cumpre quatro mandados judiciais — dois de prisão temporária, dois de prisão preventiva — além de quatro ordens de busca e apreensão.

As investigações começaram em junho deste ano, quando agentes apreenderam três malotes contendo cerca de 160 quilos de cocaína dentro da área restrita do aeroporto. A droga seria enviada para Joanesburgo, na África do Sul, com indícios de que seria posteriormente redistribuída para outros países.

De acordo com a PF, a quadrilha utilizava dois veículos — um servindo de “batedor”, responsável por monitorar o policiamento no entorno, e outro que transportava a droga até o terminal aéreo. Um funcionário do aeroporto, também envolvido no esquema, desviava o entorpecente para dentro das aeronaves.

A PF afirma que o grupo tinha uma estrutura organizada e articulada, com divisão clara de funções e apoio interno dentro do aeroporto, o que facilitava o acesso às áreas de segurança e o embarque da droga sem inspeção.

Outras apreensões recentes

Ainda segundo a corporação, outras ações recentes reforçam o alerta sobre o tráfico aéreo. No mesmo dia, um peruano foi preso após a PF detectar dois quilos de cocaína escondidos na estrutura da mala. Ele havia sido barrado em Milão (Itália) e retornou ao Brasil, onde acabou flagrado e autuado por tráfico internacional de drogas.

Na última terça-feira (15), outro funcionário do aeroporto foi detido ao tentar acessar a área restrita com 17 quilos de cocaína escondidos em um carrinho de lixo. Durante buscas em seu local de trabalho, os agentes encontraram mais 16 quilos da droga, além de um celular e R$ 10 mil em espécie. Todo o material foi apreendido.

A PF informou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de tráfico que operava dentro de um dos aeroportos mais movimentados do país.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.