Brasil

Rede de supermercados Dia vai fechar 343 lojas no Brasil

Ficarão apenas unidades do estado de São Paulo

Escrito por Meon

15 MAR 2024 - 10H46 (Atualizada em 15 MAR 2024 - 12H22)

Divulgação

O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou nesta quinta-feira (14) o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A empresa atribuiu a decisão aos resultados persistentemente negativos de sua subsidiária brasileira e reiterou sua intenção de concentrar-se em seus mercados principais.

Essas lojas identificadas como "de baixo desempenho" serão fechadas, conforme esclarecido em comunicado assinado pelo diretor financeiro, Guillaume Marie Didier. Após esses encerramentos, a companhia planeja analisar alternativas estratégicas para o restante de suas operações no Brasil.

Em um comunicado à imprensa, o grupo Dia explicou que está ajustando o número de lojas no país para se concentrar na região de São Paulo, onde mantém 244 unidades em operação.

"A empresa está realinhando seu escopo no país para focar nas operações na região de São Paulo, onde a rentabilidade é maior e a concentração de lojas permite otimizar a rede logística e reduzir custos", afirmou.

Essas medidas, de acordo com o Dia, permitirão à empresa direcionar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento na Espanha e na Argentina, onde a empresa já alcançou uma posição relevante com sua estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.

A decisão faz parte da reestruturação da subsidiária brasileira, com a empresa abrindo sua primeira loja no país em 2001.

Além disso, em agosto, o Dia anunciou sua saída de Portugal, vendendo seus quase 500 supermercados para se concentrar em seus principais mercados, reafirmando seu compromisso com desinvestimentos para reduzir sua alavancagem financeira líquida.

Em fevereiro, a rede de supermercados reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, em comparação com os 124 milhões de euros registrados em um difícil ano de 2022 para a empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.