Uma pesquisa conduzida pela Onlinecurrículo, plataforma dedicada à criação de currículos online, entrevistou 500 brasileiros de diferentes regiões do país para explorar a relação dos trabalhadores com a alimentação saudável. Os resultados indicam que 63% dos participantes acreditam que mantêm uma alimentação equilibrada durante o expediente. No entanto, certos comportamentos cotidianos podem ser obstáculos para a manutenção de uma dieta mais nutritiva.
Para 54% dos entrevistados, a principal dificuldade em adotar uma alimentação saudável no ambiente de trabalho é a tentação por lanches e alimentos rápidos. Adicionalmente, 29% relatam que o estresse ou a ansiedade durante o horário de trabalho podem levar a escolhas alimentares impulsivas. Outros fatores que interferem na adoção de uma dieta mais controlada incluem a desorganização pessoal (26%) e a preguiça ou falta de motivação (24%).
Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurrículo, comenta que, embora muitos brasileiros aspirem a uma alimentação saudável, é desafiador manter esse objetivo diante das adversidades do ambiente profissional. "Os dados revelam as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores brasileiros ao tentar priorizar refeições saudáveis em meio às exigências do trabalho. A intenção de comer melhor existe, mas lidar com jornadas longas, ambientes estressantes e horários imprevisíveis frequentemente dificulta essa tarefa", explica Augustine. Ela ressalta que não são apenas os desafios externos, como a falta de tempo e a pressão no ambiente de trabalho, mas também os hábitos pessoais e a motivação são cruciais para manter um estilo de vida saudável.
Lanches no trabalho: uma mistura de opções industrializadas e naturais
O maior obstáculo para manter uma alimentação saudável no trabalho é a falta de tempo para preparar refeições, de acordo com 43% dos entrevistados. Isso muitas vezes leva à substituição de refeições completas por lanches que complementam a dieta diária. Entre as opções de lanches rápidos preferidos pelos brasileiros durante o expediente, há uma leve predominância de alimentos naturais sobre os industrializados.
As frutas frescas são a preferência de 40,20% dos participantes, seguidas de perto por bolachas ou biscoitos (40%). O ranking dos lanches mais consumidos durante o trabalho mostra um equilíbrio entre opções saudáveis, como sanduíches (30%), salgados assados (27%), iogurtes (19%), oleaginosas (13%) e barrinhas de proteína (10%), e escolhas menos balanceadas, como salgados fritos (18%), doces (18%) e snacks prontos (10%).
Amanda Augustine conclui que, embora os brasileiros demonstrem uma tendência para buscar uma vida mais saudável no trabalho, o apoio das empresas por meio de subsídios adequados pode beneficiar tanto os empregadores quanto a longevidade e o bem-estar dos colaboradores.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de setembro de 2024, com a participação de 500 pessoas de diferentes setores produtivos, faixas etárias, classes sociais e regiões do país. Homens e mulheres foram entrevistados individualmente, respondendo a um questionário estruturado em formato online.
Homem que morreu ao detonar explosivos diz ter colocado bombas na casa de William Bonner
Caso está sendo investigado pela Polícia Federal
Netflix lança trailer de "Virgem Maria" com estreia em 6 de dezembro
Longa promete explorar a vida e história de Maria
Ex-candidato a vereador é identificado como responsável pelas explosões em Brasília
Francisco Wanderley Luiz anunciou ataque nas redes sociais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.