Vigilância Sanitária interdita hospital referência na zona leste de SP
O Pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina em Itaquera, zona leste de São Paulo, está com atendimento parcialmente suspenso desde Quinta-feira passada, 30, devido a superlotação e consequente interdição pela vigilância sanitária. Em nota, o Hospital Santa Marcelina, instituição filantrópica e privada de referência que funciona há 56 anos no…

O Pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina em Itaquera, zona leste de São Paulo, está com atendimento parcialmente suspenso desde Quinta-feira passada, 30, devido a superlotação e consequente interdição pela vigilância sanitária.
Em nota, o Hospital Santa Marcelina, instituição filantrópica e privada de referência que funciona há 56 anos no bairro da zona leste paulista, admite a superlotação e informa que o pronto-socorro clínico tem 20 leitos, mas atende, em média, 50 pacientes – e que o pronto-socorro cirúrgico tem 14 leitos e atende 40 pessoas.
De acordo com o hospital, o pronto-socorro faz 24 mil atendimentos por mês, sendo 87% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a interdição feita pela Vigilância Sanitária, o hospital atenderá apenas casos de extrema urgência.
Para absorver a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde diz estar reorganizando a rede e priorizando os atendimentos de risco. A Prefeitura de São Paulo informou que a zona leste conta com 45 serviços de saúde, entre eles quatro hospitais municipais. Os casos sem gravidade são encaminhados à UPA Itaquera e aos hospitais municipais Dr. Waldomiro de Paula (Planalto) e Tide Setúbal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade são encaminhados para o Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, no Tatuapé.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Hospital Santa Marcelina tem até a próxima segunda-feira, dia 11, para apresentar uma proposta de adequação dos setores e seu respectivo tempo de execução, que será avaliada tecnicamente pela Vigilância Sanitária do Estado.
Posts Relacionados

Governo formaliza pedido para incluir canetas emagrecedoras no SUS

Influenciadores se posicionam contra fim das bets e divulgam manifesto

Governo Federal fixa prazo para resgate de fundos em bets não regularizadas
