Campanhas salariais têm semana decisiva na RMVale

Trabalhadores da região têm uma semana agitada pela frente. Metalúrgicos, condutores, entre outras categorias, seguem com a campanha salarial. Acompanhe a movimentação sindical na RMVale.

Escrito por: Elaine Rodrigues3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20141023_greve_urbam_paco_flavio_pereira_3_de_10

Greve, audiências e assembleias agitam a RMVale

Flávio Pereira/Meon

Trabalhadores da região têm uma semana agitada pela frente. Metalúrgicos, condutores, entre outras categorias, seguem com a campanha salarial. Acompanhe a movimentação sindical na RMVale.

Condutores 
Nesta segunda-feira (3), às 4h da madrugada, motoristas e cobradores de Taubaté se reuniram em assembleia para reivindicar a melhoria das condições de trabalho. Ainda durante a manhã, representantes do sindicato, das empresas e do governo se reúnem na prefeitura para tentar um acordo.

“Estamos trabalhando com carros velhos, precários e eles não querem pagar nosso dia parado quando fizemos greve. Temos uma proposta e vamos discutir isso. A princípio não haverá greve”, explica o diretor do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Luiz Donizetti de Faria.

Novas assembleias devem acontecer esta semana também em São José dos Campos, Jacareí e Caçapava, mas ainda não há data definida. “A gente vai definir ainda quando e onde acontecem, mas teremos novas assembleias na região”, admite Faria.

Os condutores cobram, entre outras reivindicações, o reajuste de 5,82% aprovado em outubro pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Campinas, mas querem ao menos 8% de aumento.

Metalúrgicos
Os metalúrgicos de São José dos Campos e região têm dias decisivos. Os trabalhadores da General Motors e Embraer, principais empregadoras da cidade, ainda não chegaram a um acordo nesta campanha salarial.

Na GM, os funcionários aguardam a audiência de conciliação que acontece em 11 de novembro no TRT (Tribunal Regional do Trabalho – 15ª Região), em Campinas. Os metalúrgicos reivindicam 10% de reajuste salarial, mas a GM oferece o repasse da inflação, fechada em 6,35% este ano.

Já na Embraer, mesmo após o dia de greve e uma rodada de negociações, não houve avanços e a categoria continua na expectativa de um acordo. Novos detalhes da campanha na empresa devem ser revelados pelo Sindicato dos Metalúrgicos até quarta-feira (5).

Na região sul de São José, que envolve, entre outras unidades, as empresas do Chácaras Reunidas, assembleias estão marcadas para as 10h, 15h e 18h desta quarta-feira (5). A Assecre (Associação dos Empresários das Chácaras Reunidas), que representa 52 fábricas e um total de 2.700 trabalhadores, propôs reajuste de 9%, entre outros benefícios.

Na Panasonic pode haver greve a qualquer momento. Com aviso assinado na semana passada, os trabalhadores reivindicam aumento de no mínimo 9%, acima dos 6,35% propostos pela empregadora.

Urbam
Cerca de 60 funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) em São José, permanecem em greve. Uma audiência de conciliação está marcada para esta segunda-feira (3) no TRT em Campinas. A categoria pede reajuste de no mínimo 9,35%, que representa o repasse da inflação e mais 3% de aumento real.

Publicado em: