Por Rodrigo Ribeiro Em Noticias

Carros-conceito chamam atenção no Salão do Automóvel

Dificilmente as pessoas irão ver um carro desse nas ruas, para alguns, pode-se dizer que é praticamente impossível rodar nas rodovias do Brasil, independente disso, eles fazem o maior sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014: trata-se dos carros-conceito, veículos que inovam no design, sugerem tendências e abusam da tecnologia.

"Carros-conceito são uma aposta das montadoras para possíveis tendências. Nós apresentamos com o intuito de identificar qual vai ser a opinião do público sobre o produto", explica Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen.

A 28ª edição do Salão do Automóvel foi aberta no dia 30 de outubro e termina em 9 de novembro, no Centro de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Na edição de 2014, 500 veículos ficam à mostra, dentre eles 150 lançamentos, de 41 marcas. A organização do evento espera que 750 mil pessoas passem pelo evento.

A Volkswagen, uma da montadoras que possuem unidade na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) apresentou no evento o T-Roc, um esportivo conversível com o DNA do novo Golf.

A Toyota chamou a atenção do público com o FV2, um carro que quer, no futuro, se conectar fisicamente e emocionalmente ao motorista. O carro é comandado por movimentos do corpo do motorista, em vez de usar o volante. A empresa vislumbra uma relação motorista–veículo e traduz este conceito, ao utilizar reconhecimento de voz e de imagem para determinar o humor do condutor, sugerindo destinos e modos de direção para auxiliá-lo.

A Renault mostrou o Kwid, um futurista e cheio de energia, que personifica as ambições da montadora para novos mercados. O kwid é o primeiro carro-conceito revelado pela renault fora da Europa e é equipado com um motor 1.2 turbo câmbio automatizado e dupla embreagem, também pode ser zero emissão, graças à uma tomada de recarga no veículo.

A Susuki lançou o Crosshiker, uma evolução do Suzuki G70, para um crossover compacto que estabelece equilíbrio entre potência e desempenho ambiental. Graças a uma tecnologia inteligente e inovadora, o conjunto conta com um sistema de regeneração de energia que economiza combustível de forma eficaz ao armazenar energia durante a desaceleração.

O Fiat FCC4, um conceito de um coupé de 4 portas com espírito aventureiro foi a primeira amostra do que a montadora está preparando para estrear no segmento das pick-ups médias. O esportivo têm 5 metros de comprimento, por 1.94 m de largura e 1.60m de altura. Ainda não há previsão de lançamento para a pick up.

Já a sueca Volvo, apresentou o Drive Me, um carro autônomo com sensores especiais, que mantêm o carro na faixa, adaptando-se à velocidade do trânsito e interagindo com os outros veículos por conta própria, sem nenhuma ação do motorista, que pode tomar café ou ler um livro, enquanto vai para o trabalho. Foi a primeira vez que a empresa traz a tecnologia ao Brasil.

A Volvo, que já testa veículos que dirigem sozinhos na Suécia, sua terra natal, prevê que em 2017, cerca de 100 clientes comuns possam utilizar os modelos em situações reais do trânsito de Gotemburgo, segunda maior cidade sueca.

Curiosidades
A Porsche expôs no evento, o híbrido 918 spyder, um esportivo com valor inicial de R$ 3,5 milhões, com velocidade máxima de até 345 km/h e que atinge os 100 km/h em apenas 2,6 segundos. O 918 Spyder é o carro de rua mais potente já produzido pela fábrica alemã e chega ao equivalente a 887 cavalos.

No Salão, também está sendo exibido capacetes de Airton Senna, customizados por grandes personalidades em homenagem aos 20 anos do legado do maior piloto brasileiro da história na Fórmula 1.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.