Dezenas de peixes são encontrados mortos em rio de Campos do Jordão; suspeita é de contaminação
Ocorrência foi registrada em um rio de Campos do Jordão nesta sexta-feira (31); causa da mortandade ainda será investigada pelas autoridades ambientais

Dezenas de peixes foram encontrados mortos em um rio de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, nesta sexta-feira (31). A ocorrência chamou a atenção de moradores e levantou a suspeita de que a água tenha sido contaminada.
A causa da mortandade ainda não foi confirmada. A suspeita de contaminação deverá ser investigada pelos órgãos responsáveis, que poderão realizar análises da água e dos animais para identificar o que provocou a morte dos peixes.
O caso preocupa devido ao possível impacto ambiental no curso d’água e na fauna da região. A identificação da origem do problema é considerada fundamental para verificar se houve lançamento de alguma substância no rio ou se a ocorrência está relacionada a outro fator ambiental.
As autoridades ambientais deverão avaliar as condições da água e buscar informações que ajudem a esclarecer quando começou a mortandade e qual foi a extensão do impacto.
Até o momento, não há confirmação sobre a substância que poderia ter causado a contaminação. Por isso, a hipótese deve ser tratada como suspeita até que os resultados das análises apontem a causa do episódio.
Campos do Jordão possui uma extensa rede de rios e córregos, que integram o ecossistema da Serra da Mantiqueira. A preservação desses recursos é importante para a manutenção da biodiversidade e para a qualidade ambiental do município.
A investigação deve apontar as causas da ocorrência e se houve algum dano ambiental. Novas informações poderão ser divulgadas pelas autoridades responsáveis conforme o avanço da apuração.
Posts Relacionados


CSX Holding apoia torneio de tênis infantil KIDSLAM em Campos do Jordão

Blitz do L’Étape Brasil apoia ciclistas em treinos na Serra Velha antes da prova em Campos do Jordão
