A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (11), às 12h20, um novo alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12% e temperaturas acima de 35°C, por meio do sistema Cell Broadcast. Desta vez, moradores de 511 municípios de 11 regiões receberam a notificação em função da situação de emergência devido às condições climáticas registradas nesta semana.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O número de municípios que recebeu notificação é recorde entre os quatro alertas já enviados, o que evidencia que este é o período mais crítico até agora. Receberam alertas municípios das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca. Na quarta (10), 466 municípios receberam a notificação.
A tecnologia integra a Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem. O texto do alerta severo informa: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”.
A baixa umidade potencializa os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. A Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água, evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas.
O monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados caso a situação persista.
CIDADES DA RMVALE:
1. Aparecida
2. Caçapava
3. Guaratinguetá
4. Jacareí
5. Jambeiro
6. Lorena
7. Monteiro Lobato
8. Pindamonhangaba
9. Potim
10. São José dos Campos
11. Santa Branca
12. Taubaté
Projeto cria roteiro ‘Caminho das Intercessoras’ na RMVale
Iniciativa visa fortalecer turismo de fé na região
Pode lavar toalha com lençol: regras e cuidados
Passo a passo, temperaturas, higiene e secagem sem mistério
Fiocruz alerta para alta de casos de síndrome respiratória em 10 estados
Rinovírus afeta principalmente crianças e adolescentes
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.