A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para mudanças bruscas no tempo a partir deste fim de semana, com a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país. O sistema deve provocar queda acentuada nas temperaturas, principalmente na faixa leste do estado, além da possibilidade de pancadas de chuva isoladas a partir de domingo (24).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Na Grande São Paulo, os termômetros devem variar entre 14°C e 22°C. Na Baixada Santista, a previsão é de mínimas de 15°C e máximas de 19°C. Já na Serra da Mantiqueira, as temperaturas vão de 11°C a 21°C. O Vale do Paraíba e o Litoral Norte registram entre 15°C e 20°C, enquanto o Vale do Ribeira e Itapeva ficam na faixa de 12°C a 21°C. Em Campinas e Sorocaba, as variações serão de 15°C a 28°C.
No interior, os reflexos da frente fria devem ser mais brandos. Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros oscilam entre 18°C e 31°C, enquanto em Bauru e Araraquara ficam de 17°C a 29°C. Já em Araçatuba e São José do Rio Preto, a variação será de 18°C a 32°C, e nas regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, de 19°C a 33°C.
Para o domingo, a Defesa Civil recomenda atenção especial às rajadas de vento moderado, além da ocorrência de chuvas e quedas de raios, principalmente na capital e no litoral, exigindo cuidado em áreas abertas.
Antes da chegada da frente fria, o sábado (23) será marcado pelo tempo abafado em todas as regiões do estado. Na Grande São Paulo, a variação será de 18°C a 33°C; na Baixada Santista, de 18°C a 29°C; na Serra da Mantiqueira, de 17°C a 30°C; e no Vale do Paraíba e Litoral Norte, entre 18°C e 29°C. O Vale do Ribeira e Itapeva devem registrar entre 18°C e 30°C, enquanto Campinas e Sorocaba terão máximas de 32°C. Em cidades como Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, os termômetros podem alcançar 35°C, e em regiões como Franca, Barretos e Ribeirão Preto, a máxima chega a 37°C.
Além do calor, o destaque está na baixa umidade relativa do ar. No sábado, índices críticos são esperados em várias regiões, chegando a menos de 12% em Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto — condição considerada estado de emergência.
A Defesa Civil orienta a população a evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes, manter a hidratação, cuidar especialmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, e acompanhar os canais oficiais para atualizações das condições meteorológicas.
PF não viu indícios de crimes ao apurar R$30,5 milhões de Bolsonaro
Dois terços do total foram doados via pix
Sorteio da Copa 2026 será no Kennedy Center, em Washington
Evento acontece no início de dezembro desse ano
Sidney Oliveira consegue habeas corpus
Empresário não precisará pagar fiança de R$ 25 milhões
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.