Estado de São Paulo

Deputado do PT leva Tarcísio ao STF por fala no 7 de Setembro

Rui Falcão apresentou representação contra Governador de SP

Escrito por Meon

09 SET 2025 - 09H00

Silas Malafaia/YouTube

O deputado Rui Falcão (PT-SP) apresentou nesta segunda-feira (8) uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), alegando que ele cometeu, em tese, crimes de coação no curso do processo, incitação ao crime e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

+Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O pedido do parlamentar se refere a declarações feitas por Tarcísio durante ato na Avenida Paulista no domingo (7), data da Independência do Brasil. “Não vamos aceitar a ditadura de um Poder sobre o outro. Chega!”, disse o governador, em referência ao ministro Alexandre de Moraes. Rui Falcão afirma que tais falas atentam contra a independência do Judiciário e estimulam a população a desobedecer decisões judiciais.

Segundo Falcão, as declarações não são isoladas, mas fazem parte de uma estratégia maior de deslegitimar o Judiciário e preparar anistia para aliados de Jair Bolsonaro envolvidos em investigações de tentativa de golpe e outros crimes. O deputado pede que a representação seja remetida à PGR, que se abra inquérito no STF, que medidas cautelares sejam aplicadas e que a Alesp seja comunicada sobre possível crime de responsabilidade do governador, com vistas a um processo de impeachment.

Essa é a segunda representação de Rui Falcão ao STF desde o último domingo, envolvendo declarações e articulações do governador. O Palácio dos Bandeirantes foi procurado e ainda não respondeu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.