GM de São José dos Campos anuncia abertura de PDV para trabalhadores
Nesta semana, termina o período de lay-off que atingiu 930 funcionários


Nesta semana, termina o período de lay-off que atingiu 930 funcionários
Flavio Pereira/Meon
A GM (General Motors) de São José dos Campos anunciou por meio de um comunicado interno distribuído aos trabalhadores na noite desta segunda-feira (2), a abertura de PDV (Pedido de Demissão Voluntária). A informação foi confirmada pela empresa e Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
“Ele comunicaram a abertura em São Caetano também. A empresa nos comunicou no início da tarde e os trabalhadores na noite desta segunda-feira”, afirma Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, presidente do sindicato.
“O sindicato é contra o PDV, encaramos o PDV como um fechamentos de postos de trabalho. Na verdade, a abertura do PDV já era esperada desde agosto do ano passado e eles abriram agora”, conta Macapá, que ainda não sabe quais serão as próximas ações do sindicato para tratar do assunto.
Em 2014, a GM de São José abriu três PDV’s e implantou um lay-off (suspensão temporária de contratos). Segundo Macapá, no ano passado 120 funcionários aderiram ao pedido de demissão voluntária.
“A GM faz parte da indústria automobilística que está em crise e assim como outras empresas do setor está demitindo. Encaramos o PDV como demissão. É hora de ter uma medida provisória para garantir os empregos, as empresas tem uma “gordura para queimar”, pode-se, por exemplo, reduzir a carga horária de 40 horas semanais para 36, como algumas já fizeram. Enfim, as empresas tem condições de suportar sem demitir”, diz Macapá.
Lay-off
Em agosto do ano passado os trabalhadoras da empresa aprovaram a implantação do lay-off na planta da GM em São José. A proposta aprovada colocou 930 operários em regime de lay-off entre 8 de setembro de 2014 e 7 de fevereiro de 2015. A medida prevê, contudo, a garantia de estabilidade de emprego por mais seis meses após esse período.
Também já estava acordado que a GM iria implantar um novo PDV durante o período do lay-off, o que aconteceu às vésperas do retorno dos trabalhadores que tiveram os contratos suspensos temporariamente. Está marcada para esta sexta-feira (6), às 10h, uma reunião entre o sindicato e trabalhadores em lay-off na sede da entidade.
Em nota, a GM informou que “decidiu abrir um PDV (Programa de Desligamento Voluntário) para os empregados horistas dos complexos industriais de São Caetano do Sul e de São José dos Campos no período de 2 a 10 de fevereiro de 2015. A medida tem como objetivo adequar a produção à atual demanda do mercado”.
Posts Relacionados

Eleições 2026: Cidades do Vale e região terão ônibus gratuitos neste domingo; veja horários

Festival Trem Bão traz culinária mineira, shows gratuitos e parque de diversões ao Shopping Jardim Oriente em SJC

Escolas estaduais do Vale do Paraíba receberão quase 10 mil tablets
