A companhia aérea Azul anunciou nesta quarta-feira (28) que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, encerrando meses de incerteza durante os quais enfrentou forte pressão em razão do seu alto endividamento, mesmo após tentativas de reestruturação extrajudicial.
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O anúncio provocou uma queda brusca nos ADRs da Azul listados nos EUA, que despencaram quase 30% antes mesmo da abertura dos mercados norte-americanos. A medida também deve frear uma potencial fusão com a Gol, colocando a Azul na lista de companhias aéreas latino-americanas que recorreram à recuperação judicial após a pandemia.
"Tínhamos muitas dívidas no balanço, principalmente devido à Covid. Agora temos a oportunidade de limpar tudo", afirmou o presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, em entrevista à Reuters.
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A Azul informou ter firmado acordos com seus principais parceiros financeiros, incluindo detentores de títulos de dívida, a arrendadora de aeronaves AerCap, e os parceiros estratégicos United Airlines e American Airlines. O pacote de reestruturação inclui um compromisso de US$ 1,6 bilhão em financiamento durante o processo, a eliminação de mais de US$ 2 bilhões em dívidas e até US$ 950 milhões em financiamento adicional via equity.
Rodgerson declarou que a expectativa é concluir o processo ainda este ano: "A saída às vezes é a parte mais difícil deste processo. Então, já estamos entrando com a saída em mente e com o financiamento garantido".
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