O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone na noite desta segunda-feira (11) para reforçar a parceria estratégica entre os dois países e identificar novas oportunidades de negócios. O diálogo ocorreu em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar tarifas contra produtos brasileiros.
Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, Xi Jinping defendeu que China e Brasil sirvam de exemplo de “unidade e autossuficiência” entre as economias do Sul Global, além de trabalharem por “um mundo mais justo e sustentável”. O líder chinês também pediu que os países se unam contra o “unilateralismo e o protecionismo” no comércio internacional.
Ainda de acordo com a Xinhua, Xi reafirmou apoio à soberania nacional do Brasil e à defesa de seus direitos e interesses legítimos. Ele convocou as nações do Sul Global a protegerem conjuntamente a equidade e a justiça na comunidade internacional, respeitando as normas que regem as relações entre países e preservando os interesses dos países em desenvolvimento.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e ambos mantêm uma Parceria Estratégica Global — o mais alto nível nas relações diplomáticas bilaterais. Segundo nota do Palácio do Planalto, Lula e Xi celebraram avanços em áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites, e se comprometeram a ampliar a cooperação.
A conversa ocorreu dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevar para 50% a tarifa sobre parte das exportações brasileiras, medida que entrou em vigor em 6 de agosto e afeta 35,9% dos produtos enviados ao mercado norte-americano — cerca de 4% de todas as exportações brasileiras.
O governo brasileiro trabalha em um plano de contingência para mitigar os impactos do tarifaço, com medidas de concessão de crédito e aumento de compras governamentais, especialmente voltadas para pequenos produtores sem alternativas ao mercado americano.
Lula também aproveitou a ligação para tratar da retomada das exportações de pés de frango à China, após a recuperação do status de país livre de gripe aviária. O país asiático é o maior comprador de carne de frango brasileira.
Os líderes ainda discutiram a conjuntura internacional e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de três anos, além da participação chinesa na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA). Xi Jinping confirmou que enviará uma delegação de alto nível ao evento.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: Mês do Folclore começa nesta terça-feira (12)
3.453 pessoas foram inscritas de 25 escolas e 8 instituições
Copa do Brasil define confrontos das quartas de final
Próxima fase terá dois clássicos; veja chaveamento
Laje da Jagua pode ter registrado nova maior onda do Brasil
Ela pode ter chegado a 15 metros de altura
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.