Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade ligada à Força Sindical e que tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, são acusados de integrar um esquema de rachadinhas milionárias no INSS.
De acordo com documentos obtidos pelo portal Metrópoles, a cada desconto feito em benefícios de aposentados pelo INSS, dirigentes do sindicato recebiam comissões que, no total, somaram pelo menos R$ 4,1 milhões. Parte dos valores teria sido destinada a familiares dos próprios dirigentes e a aliados políticos, incluindo amigos de um ex-ministro da Previdência.
Entre os beneficiados estão a esposa do atual presidente do sindicato, Milton “Cavalo” Batista de Souza, e o marido da advogada Tonia Andrea Inocentini Galleti — filha do ex-presidente do Sindnapi e amiga próxima do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT). Tonia chegou a integrar o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e participou da equipe de transição do governo Lula em 2022, atuando em temas previdenciários.
As apurações fazem parte da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em abril deste ano. O inquérito investiga a chamada “Farra do INSS”, revelada por reportagens do Metrópoles, que apontaram uso do sindicato para beneficiar dirigentes, parentes e aliados políticos por meio de repasses considerados irregulares.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Carne chega a R$ 150 o quilo nos EUA
Culpa da seca, México e tarifaço ao Brasil
SJC: Innovation Week começa nesta terça-feira (19)
Evento é um dos maiores de tecnologia e empreendedorismo do país
São José recebe etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico
O Projeto já passou por mais de 80 cidades de São Paulo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.