Prefeito Carlinhos Almeida (PT): “Podemos e precisamos fazer mais”
Em entrevista exclusiva, prefeito afirma que não se pauta pela eleição


Prefeito Carlinhos Almeida (PT) encerra série de entrevistas com pré-candidatos de São José dos Campos
Pedro Ivo Prates/Meon
Encerrando a série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT) falou com exclusividade para a edição de julho da revista a Metrópole Magazine.
O portal Meon publica antecipadamente um pequeno trecho desta entrevista:
Carlos José de Almeida, 53 anos, é casado com a vereadora Amélia Naomi, professor de história e geografia e também funcionário licenciado da Caixa Econômica Federal. Carlinhos Almeida estudou no Seminário Diocesano de Taubaté e formou-se em história pela UNIVAP. Foi vereador em São José dos Campos, deputado estadual e deputado federal pelo Estado de São Paulo. Em 2012 foi eleito prefeito e agora busca a reeleição. Nessa entrevista, o prefeito faz um balanço de sua gestão, rebate críticas e diz estar com disposição e coragem para enfrentar os desafios com criatividade e ousadia.
O que o faz estar convicto que deve ser pré-candidato à reeleição?
Minha vida não é pautada por eleição. Sigo concentrado no que fiz nos últimos três anos e meio: administrar a cidade olhando para lugares e pessoas que nunca sentiram a presença da prefeitura, sem deixar de lado os bairros já consolidados. Costumo dizer que nosso governo não discrimina quem mora na periferia, nem quem mora nos bairros com maior infraestrutura. Neste fim de semana entregamos uma UPA no Campo dos Alemães e apresentamos um parque que está sendo construído no Urbanova. Uma pré-candidatura, ou uma candidatura, será a consequência de um trabalho, da constatação de que avançamos muito na comparação com os últimos 16 anos, mas cientes de que podemos e precisamos fazer mais.
Como o Partido dos Trabalhadores virá para essa campanha eleitoral?
Nosso governo não é governo de um partido. Temos um grupo de pessoas e partidos que tem um compromisso com a cidade. Nosso objetivo é o desenvolvimento de São José e nossa forma de trabalho é o diálogo democrático e o estímulo à participação cidadã.
Será possível desvincular o impeachment da Presidente Dilma e as denúncias e prisões de membros do PT das eleições municipais?
Vivemos uma crise do sistema político no país e não apenas a crise de um partido. Todos os principais partidos brasileiros são objeto de questionamentos. O presidente nacional do PSDB já foi mencionado em várias delações, membros do governo Temer e do Congresso também. Precisamos aproveitar esse momento para passar o país a limpo e promover uma reforma política. A pauta que iremos discutir nas eleições municipais é a pauta da cidade.
Quais foram as dificuldades que encontrou nesses quatro anos de governo?
Todos os governos e municípios têm sido afetados pela queda na arrecadação. Mas isso só reforça que São José dos Campos precisa atrair investimentos como o WTC para diversificar a economia da cidade. Não vamos deixar de apoiar a indústria, mas precisamos dessa diversificação e o WTC seria uma plataforma que colocaria São José em um circuito mundial de grandes eventos, gerando mais de cinco mil empregos.
A nova Lei de Zoneamento ainda é um problema para a cidade e para o governo?
A falta de um novo zoneamento é que é um problema para a cidade, que continua com áreas do território com um vazio jurídico, por conta das chamadas emendas secretas da atual Lei de Zoneamento que foram derrubadas pela Justiça. Elaboramos uma nova proposta que está em condições de ser votada desde o começo do ano pela Câmara. Ela tinha como diretriz permitir a chegada de novos investimentos, sem descuidar da qualidade de vida da cidade. Não é uma lei para um governo ou para um setor, mas um projeto para a cidade. Infelizmente uma parte da Câmara tratou do tema como uma questão partidária. Quem perde é a cidade.

“Podemos e precisamos fazer mais”
Pedro Ivo Prates/Meon
São José perdeu indústrias, atraiu poucas empresas de comércio e serviços e tem um aeroporto ocioso. O que fazer para reverter esse quadro?
Você precisa ver que existe uma crise econômica nacional que afeta necessariamente uma cidade como a nossa. Apesar disso, há muita gente querendo investir em São José. Infelizmente, não se vota a nova Lei de Zoneamento que ajudaria a viabilizar muitos investimentos e empregos para a cidade. Fizemos a nossa parte. Tornamos a Sala do Empreendedor mais ágil e zeramos a fila de empresas esperando a liberação do alvará. Quando chegamos eram mais de sete mil processos. A atratividade dos novos investimentos passa por uma melhora na economia como um todo, mas também temos que fazer a nossa parte. Mesmo com todas as dificuldades, tivemos a instalação de novas lojas no ramo de serviços. As obras feitas pela prefeitura também contribuíram para geração de empregos. Sobre o aeroporto, o investimento feito pela Infraero era necessário. O terminal era extremamente acanhado. O aeroporto de São José é de propriedade da União, mais precisamente da Força Aérea. Está cedido à Infraero.
A entrevista completa você poderá ler na próxima edição da Metrópole Magazine, à partir de 5 de julho, nas principais bancas de São José dos Campos e região.
Posts Relacionados

Maior feira de empregos do Vale chega ao Shopping Jardim Oriente


